Sábado é marcado por ações de promoção à saúde em Camaçari

 Sábado é marcado por ações de promoção à saúde em Camaçari

Este sábado (16) foi marcado pela realização de atividades de promoção à saúde, ampliando o acesso da população aos atendimentos e serviços. A Unidade de Saúde da Família (USF) Gravatá recebeu uma ação que ofertou exames de ultrassonografia (USG). A iniciativa, realizada pela prestadora Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau), beneficiou cerca de 100 pacientes previamente agendados.

Durante a atividade, foram feitas USGs mamárias, transvaginais, de próstata e da tireoide. Além disso, os participantes puderam assistir a palestras educativas abordando diferentes temáticas, como “Câncer de próstata: os cuidados com a saúde do homem”, “Álcool e outras drogas”, “Câncer de mama e de colo do útero: os cuidados com a saúde da mulher”, “Violência contra a mulher”, e “Nutrição e alimentação saudável”. Pensando no acolhimento do público, foram distribuídos lanches.

Para Roberto Rezende, de 61 anos, a ação foi positiva pois ampliou o acesso aos serviços de saúde. “Uma iniciativa muito importante e proveitosa, que veio para atender a demanda por exames. E, sendo um sábado, facilitou ainda mais a vida das pessoas”, destacou o assistente social, morador do bairro Cristo Redentor.

Patrícia Souza, doméstica de 40 anos, também foi uma das pacientes que realizaram a ultrassonografia e elogiou a atividade. “Achei ótima a ação, o atendimento muito bom, fui bem acolhida e as palestras foram bastante interessantes, onde pude aprender sobre vários temas”, avaliou ela, que reside no bairro Mangueiral.

Sábado do Homem

Já a USF Ficam promoveu o 1º Sábado do Homem, evento que ofertou uma série de serviços de saúde. Por lá, o público masculino pôde realizar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais; coletas de sangue para exames laboratoriais; consultas médicas; aferição de pressão arterial e de glicemia; avaliação antropométrica; atualização da caderneta vacinal com aplicação das vacinas contra o tétano, febre amarela, hepatite B, e a tríplice viral; encaminhamentos para nutricionista e psicólogo; e palestras abordando temas como saúde mental, hábitos saudáveis, cuidados com a saúde do homem e tabagismo.

Os atendimentos foram previamente agendados, contemplando, aproximadamente, 50 homens, através de busca ativa feita pelos agentes comunitários de saúde da unidade, com o objetivo de incentivar no público masculino um olhar de atenção com a saúde.

Morador do Ficam, o motorista Maximo Bispo, de 40 anos, fez questão de participar da ação como forma de acompanhar a saúde. “Atualizei as vacinas, fiz testes rápidos e passei pelo médico clínico. Essa iniciativa foi muito boa, pois facilitou bastante o acesso aos serviços e é fundamental que nós homens também estejamos atentos para procurar a unidade de saúde”, destacou ele, que estava acompanhado do filho Maximo Jorge Cerqueira, de 3 anos.

Quem também compareceu ao evento foi José Roberto Silva, de 48 anos, residente da mesma localidade. “Pude fazer exames laboratoriais, teste rápido e ser atendido pelo médico. Achei tudo ótimo”, classificou o pintor.

Foto: Emile Lira

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.