Sabadou com Saúde mobiliza 16 unidades e Débora acompanha de perto os atendimentos

 Sabadou com Saúde mobiliza 16 unidades e Débora acompanha de perto os atendimentos

Neste sábado (29/11), a prefeita Débora Regis acompanhou de perto mais uma edição do Sabadou com Saúde, que mobilizou todas as 16 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Lauro de Freitas. A gestora visitou as unidades Santa Bárbara, Cidade Nova e Parque São Paulo, no bairro de Itinga, conversou com profissionais de saúde, moradores e acompanhou o atendimento reforçado desta edição especial, marcada pelas campanhas do Novembro Azul e Novembro Negro.

Até as 16h, todas as unidades ofertaram vacinação, testagem rápida, prevenção, saúde bucal, consultas médicas e de enfermagem, exames de PSA, avaliação urológica, práticas integrativas, avaliação nutricional e ações educativas. Em algumas USFs, representantes de comunidades de terreiro realizaram salas de espera temáticas, com explicações sobre o uso de ervas medicinais, degustação de chás e café da manhã — além de apresentações musicais com saxofonista e tecladista, que deram um toque cultural e de acolhimento à ação.

Durante a visita, Débora destacou o compromisso da gestão com a saúde preventiva: “Estou aqui na USF Santa Bárbara em mais uma edição do Sabadou com Saúde, que hoje também integra o Novembro Azul. Temos um público significativo de homens cuidando da saúde e isso é muito importante”. A secretária de Saúde, Elba Brito, explicou que a edição integrou o programa Certifica Axé, do Novembro Negro, para valorizar saberes ancestrais e combater desigualdades na saúde. Segundo ela, a ação marca um encontro entre prevenção médica e cultura popular. Para o morador Genivaldo de Jesus, de 40 anos, a iniciativa é essencial para quem não pode ir à unidade durante a semana: “Aproveitei para fazer meus exames preventivos, por ter histórico na família. É um cuidado que vale a pena”.

Com presença ativa, diálogo com a comunidade e ampliação dos serviços de Atenção Básica, Débora reforça o Sabadou com Saúde como uma política pública estratégica — feita para cuidar de quem mais precisa, com respeito à diversidade, prevenção e acolhimento. 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.