Sala das Cidades e Estados da Caixa Econômica Federal é inaugurada oficialmente em Lauro de Freitas
A Sala das Cidades e Estados da Caixa Econômica Federal (CEF) foi oficialmente inaugurada, na tarde desta terça-feira (18), em Lauro de Freitas. O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a presidenta da CEF, Rita Serrano, a prefeita Moema Gramacho, além de outros gestores municipais, deputados, secretários e demais autoridades.
O espaço, localizado no edifício André Guimarães Helitower, 6061, na Av. Santos Dumont (Estrada do Coco), estará aberto para receber prefeitos com o objetivo de promover o atendimento técnico, institucional e negocial aos entes públicos, para fortalecer o relacionamento com a instituição financeira.
A inauguração foi marcada pela assinatura de protocolo de intenções que prevê R$ 730 milhões para financiamento de obras de saneamento básico e esgotamento sanitário para a Bahia. O governador, por sua vez, agradeceu a parceria e reforçou que o espaço será um instrumento para ajudar os municípios. “Um lugar de diálogo e de formalizar parcerias que vão ajudar no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, disse.
“A instalação das salas das Cidades e Estados foi um pedido do presidente Lula para que a Caixa se aproxime novamente do seu papel de protagonista no desenvolvimento”, reforçou Maria Rita Serrano, presidente da Caixa. De acordo com a gestora, são 74 salas distribuídas pelas regiões do país, com equipe técnica do banco disponível para receber as demandas dos municípios, estados, entidades e movimentos sociais. Os técnicos vão orientar e dar andamento aos projetos. A prefeita de Lauro de Freitas agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais da CEF e enfatizou a importância do espaço para as administrações municipais. Segundo Gramacho, a parceria com a instituição financeira possibilitou a realização de importantes obras na cidade, como: “a macrodrenagem dos rios Ipitanga/Joanes e o Sistema de Esgotamento Sanitário, os empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida e muitas outras realizações”, exemplificou.
Moema também relembrou que a retomada do espaço inaugurado foi um dos pleitos do seu grupo de transição de Cidades, no governo Lula. O que, na avaliação dela, reforça o compromisso dos governos estadual e federal em contribuir com os municípios na construção de cidades cada vez mais estruturadas.
No total, a Bahia conta com duas superintendências de rede: uma situada em Lauro de Freitas, que atende 11 municípios (Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias d’Ávila, Candeias, Mata de São João, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica e Vera Cruz), e outra em Feira de Santana, que acolhe outros municípios no interior do estado. O atendimento é realizado em horário comercial, a partir de agendamento prévio junto ao gerente geral da agência vinculada a cada prefeitura.