Sala de espera: Lauro de Freitas reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal

 Sala de espera: Lauro de Freitas reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal

Promover o conhecimento sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de boca. Este foi o propósito da ação “Sala de Espera”, realizada pela equipe da Unidade de Saúde da Família Cidade Nova, na Itinga – Lauro de Freitas, nesta sexta-feira (05). Além de aprender a respeito de cuidados e formas de tratamento da doença, pacientes da USF receberam kits de higiene bucal.

A palestra ministrada por profissionais dentistas da USF Cidade Nova foi uma ação alusiva à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, celebrada de 1 a 7 de novembro. “Nosso propósito é conscientizar os pacientes para a importância da higienização correta e outros cuidados de prevenção ao câncer bucal”, reforçou Márcia Santana, gerente da unidade.

Adotar um estilo de vida saudável, evitar o consumo excessivo de álcool e fumo, assim como a exposição ao sol, são alguns dos cuidados recomendados pela dentista Pêtra Viera. “Esses fatores, além da condição genética, propiciam o aparecimento da doença. O câncer bucal atinge muitas pessoas e evitar hábitos não saudáveis é a melhor forma de prevenção, além da higienização”, frisou.

Ainda segundo Pêtra, os pacientes da USF que são detectados com algum indicativo da doença são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Lauro de Freitas. No equipamento municipal, os pacientes passam por consulta com profissional estomatologista, para avaliação de lesões, realização de biópsia e tratamento.

Rosileide Santos, assistida da USF Cidade Nova, aprovou a ação da sala de espera. “Foi uma palestra muito positiva. A gente sabe que escovar bem os dentes e toda a boca é importante, e também temos que ficar atentos a outros cuidados como foi falado aqui”, disse a mãe acompanhada de filhos que receberam os kits com escova, creme e fio dental.

*Câncer Bucal*

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer Bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. A estimativa do INCA, este ano, é de 15.190 novos casos no país, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. A chance de cura para pacientes que têm diagnóstico precoce com tumores iniciais é acima de 95%.

*CEO Lauro de Freitas*

No CEO de Lauro de Freitas, localizado na Itinga, são ofertados oito tipos de especialidades como diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia, atendimento a pessoas com necessidades especiais, odontopediatria, confecção e instalação de próteses dentárias e ortodontia dos maxilares.

Na próxima quarta-feira (10), a “Sala de Espera” também será realizada no CEO a partir das 8h da manhã.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading