Salva-vidas e guardas municipais de Lauro de Freitas recebem capacitação para manejo correto de tartarugas marinhas

 Salva-vidas e guardas municipais de Lauro de Freitas recebem capacitação para manejo correto de tartarugas marinhas

 

Salva-vidas e guardas municipais de Lauro de Freitas participaram na última quarta-feira de capacitação para Atendimento de Tartarugas Marinhas em Períodos Reprodutivos, realizado na sede do Projeto Tamar, em Arembepe, orla de Camaçari.

De acordo com a bióloga do Tamar Nathalia Berchieri, durante as aulas os servidores são orientados em procedimentos relativos ao recolhimento dos animais em fase adulta e filhotes, a forma correta de comunicar as ocorrências ao Tamar e descarte de animais mortos na praia. “As tartarugas resgatadas vivas são encaminhadas ao Projeto onde realizamos avaliação e registro”, disse.
Com uma extensão de praia de mais de 6 km, em Lauro de Freitas as tartarugas desovam com maior incidência nas praias de Vilas do Atlântico e Buraquinho. “Agora sei a maneira correta, como agir caso esse animal seja avistado”, relata o salva-vidas Gabriel Nillo.


Entre os meses de setembro e março o litoral brasileiro é visitado por quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país. “As mães voltam às praias onde nasceram para cavar o buraco e deixar seus ovos. Nós contamos com o apoio destes profissionais para que o maior número de animais consiga realizar esse ciclo”, completa Nathalia.


O chefe de gabinete da Prefeitura de Lauro de Freitas, Roberto Lopes, lembrou que em breve a cidade terá o apoio direto do Tamar. “No projeto da nova orla, em Ipitanga foi reservado um espaço para que o Tamar possa realizar seu trabalho de educação e conscientização ambiental”, frisou. Outro espaço para conscientização sobre as tartarugas foi instalado no Parque Ecológico de Vilas.


Além de aulas teóricas, os participantes também tiveram contato direto com as tartarugas que vivem nos tanques do Tamar. Hábitos, alimentação e doenças mais recorrentes estiveram entre as curiosidades apresentadas e teve até quem se arriscou a carregar um filhote.


A emoção marcou o encerramento da capacitação com a devolução de uma tartaruga verde ao mar. O juvenil, de apenas um ano, simbolizou a luta ambiental para preservar a espécie. “Nossa ideia é capacitar para que possamos manejar corretamente, aprender técnicas e aplicar no dia-a-dia”, finalizou o superintendente de Segurança Pública de Lauro de Freitas, Edson Neves. O curso será certificado pelo Projeto Tamar.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.