Salvador assume liderança como destino turístico nacional preferido, aponta pesquisa
Segundo o levantamento “Tendências de Turismo” realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI) em dezembro de 2023, Salvador desponta como o destino mais desejado pelos brasileiros, alcançando uma média de interesse de 7.1 em uma escala de 0 a 10. Este resultado coloca a capital baiana à frente de destinos tradicionais como Fernando de Noronha e Rio de Janeiro, que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Lençóis Maranhenses e Florianópolis ocupam o quarto e quinto lugares, evidenciando a preferência dos brasileiros por locais de sol e praia.
Pela primeira vez, Salvador superou esses destinos consagrados, o que, de acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, é atribuído aos investimentos realizados pela prefeitura, destacando especialmente o enfoque no Afroturismo. “Não é só o símbolo. É preciso que a gente reforce que não é só representatividade.” Ele destaca a importância de investimentos concretos, como o realizado na origem e na força ancestral”, diz o secretário, em conteúdo enviado pela Secretaria de Comunicação da prefeitura.
O secretário explica que a mudança de cenário é resultado de um esforço continuado, indo além do simbolismo. “O símbolo e a semiótica são muito importantes quando a gente fala alguma coisa, mas é necessário investir. É trabalhar a prosperidade, é conseguir mais recursos, criar ferramentas. É necessário fazer investimentos o ano inteiro”, pontuou.
O levantamento “Tendências de Turismo” contou com 2.029 entrevistas domiciliares realizadas entre 07 e 11 de dezembro de 2023, em todas as 27 Unidades da Federação, com uma margem de erro total de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Durante a alta temporada de verão, a pesquisa revela que um em cada três cidadãos planeja viajar a lazer até março, com uma média de permanência de dez dias. A preferência por destinos nacionais é destacada, com o Nordeste e o Sudeste liderando as escolhas. Adicionalmente, os dados apontam que 69% dos brasileiros viajam anualmente, predominantemente em família, utilizando carros e ônibus como principais meios de transporte, enquanto aproximadamente 25% mencionam o avião como opção de deslocamento.