Salvador perde o posto de 3° maior capital do país para Brasília, diz IBGE

 Salvador perde o posto de 3° maior capital do país para Brasília, diz IBGE

Salvador perdeu o posto da terceira maior capital do país para Brasília segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta última terça-feira (30).

Conforme os dados do instituto, a diferença entre a capital baiana, que possui 2.938.092, habitantes, e Brasília, que tem 2.977.216, é de pouco mais de 39 mil.

Em 2015, conforme o IBGE, a população estimada para Salvador foi de 2.921.087 e Brasília 2.914.830.

Os dados divulgados pelo instituto são referente às estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, em 1º de julho de 2016, data de referência da pesquisa. O estudo aponta também que a cidade de São Paulo ainda é a mais populosa do país, com 12 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro, com 6,5 milhões.

Ainda de acordo com IBGE, Feira de Santana está na lista dos 20 maiores municípios com mais de 500 mil habitantes e é o único da Bahia que está no ranking, no 15° lugar. Feira tem 622.639 habitantes.

Ainda segundo o IBGE, as estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são importantes para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos.

O instituto explica que as populações dos municípios são estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.

O método tem como base a projeção da população estadual e a tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais que tenham ocorrido entre os municípios após o ano de 2010.

Dados nacionais

Com relação às informações nacionais, o IBGE estima que o Brasil tenha 206,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,80% entre 2015 e 2016, três pontos percentuais a menos que a calculada entre 2014 e 2015 (0,83%).

O estado de São Paulo, com 44,7 milhões de habitantes, concentra 21,7% da população do país. Já o estado de Roraima é o menos populoso, com 514,2 mil habitantes (0,2% da população total).

No ranking dos estados, os três mais populosos estão na região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos localizam-se na região Norte.

Sem contar as capitais, os dez municípios mais populosos do país são Guarulhos (SP), Campinas (SP), São Gonçalo (RJ), Duque de Caxias (RJ), São Bernardo do Campo (SP), Nova Iguaçu (RJ), Santo André (SP), Osasco (SP), São José dos Campos (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading