Salvador: Prefeito projeta 30 mil casos da Covid-19 até meados de junho com 60 mortes por dia

 Salvador: Prefeito projeta 30 mil casos da Covid-19 até meados de junho com 60 mortes por dia

O prefeito ACM Neto projeta 30 mil casos da Covid-19 até meados de junho, com 60 mortes por dia. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (1º) por coletiva remota. Segundo Neto, desde que mantida a taxa de crescimento nos padrões atuais o número deve chegar a 30 mil. “Começamos a testar mais nas últimas semanas. A validação de testes-rápidos pelo Ministério da Saúde elevou o número de casos na capital”, afirmou neto. Ele explicou que 150 testes são aplicados diariamente e a orientação é para aumentar a testagem. “Quanto mais testa, mais casos são incluídos na base de dados”.

A projeção de mortes se mantém e até 16 de junho, a média projetada é de 60 óbitos por dia na capital. “Vamos lutar para que isso não aconteça”.

Neto afirmou que hoje a capital tem 11.632 casos, o que significa 63% dos casos baianos, assim como o percentual de mortes no estado, totalizando 421 óbitos. Salvador tem 1.015 leitos – 509 clínicos (74% ocupação) e 506 UTI (72%). O prefeito chama atenção para a taxa que se mantém controlada em razão da abertura de novos leitos. “Com isso, conseguimos evitar o colapso em maio. A previsão de saturação era 14 de maio para clínicos e 20 de maio para UTI. “A espera para internação não é superior a 24 horas e a regulação de pacientes é feita com bom desempenho. Apesar disso, não há como relaxarmos, só teremos fôlego quando a taxa de ocupação estiver em 60% e se estabilizar por queda na demanda e não na oferta de leitos”, afirmou.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading