São Paulo registra primeiro caso da variante arcturus da covid-19
Na noite desta segunda-feira (1°), a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou, o primeiro caso detectado da variante XBB.1.16 da covid-19, também conhecida como arcturus.
Segundo a pasta, o paciente é um homem de 75 anos, acamado e com comorbidades, que apresentou os sintomas de síndrome gripal e febre no dia 7 de abril. Ele foi encaminhado para atendimento em um hospital privado da capital e teve alta médica na quinta-feira (27). O homem possui o esquema vacinal completo contra a Covid-19, inclusive, com a dose da Pfizer bivalente. O caso foi notificado na última sexta-feira (28).
A variante está sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma variante de interesse, que até o momento não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na cidade de São Paulo. Entre os principais sintomas causados pela nova variante estão: irritação nos olhos (parecidos com conjuntivite), tosse seca e episódios febris.
Conhecido como “Arcturus”, o XBB.1.16 foi listado como uma variante da OMS sob monitoramentoabre em uma nova guia ou janela desde 22 de março, com 800 sequências da subvariante Omicron atualmente analisadas em 22 países, 23 agora com o Brasil.