Sarau da Calu estreia este mês em Itinga

 Sarau da Calu estreia este mês em Itinga

Performance literária será lançada no Teatro Eliete Teles com música, poesia e histórias voltadas para o público infantil.

O premiado livro “Calu, uma menina cheia de histórias”, da Editora Malê, virou Sarauzinho e ganha os palcos da cidade. A Performance literária “Sarauzinho da Calu” faz única apresentação,  no Teatro Eliete Teles em Itinga, no dia 13 de abril, às 16 horas com apelo para o imaginário infantil e a necessidade de salvaguarda da memória.  

O livro, que tem prefácio do ator e escritor Lázaro Ramos e foi vencedor do prêmio APCA – São Paulo em 2017 na categoria literatura infanto-juvenil,inspirou a Performance que é dirigida pela atriz, escritora e dramaturga Cássia Valle. “O Sarauzinho, utiliza a ferramenta da poesia, música e literatura infantil para falar de representatividade, tradição memória e identidade.

A fim de abordar a narrativa de uma menina negra, que a partir das suas histórias contadas no bloquinho cria um universo alternativo carregado de símbolos da cultura afro-brasileira, o Sarauzinho da Calu possui ares de representatividade e afeto, afirmando a importância de falar dos sonhos das crianças negras. De forma lúdica, criativa e transformadora, a Performance Literária retrata a transmissão de conhecimento através da oralidade, como contação de histórias, poemas e canções infantis compostas especialmente para o sarauzinho.

A direção do Sarauzinho é de Cássia Valle, codireção Leno Sacramento, produção da DiPreta, direção musical de Cell Dantas, iluminação Rivaldo Rio e Fotografia de Fafá. No elenco a performance conta com Kelly Ribeiro, Clara Cardoso, Naira da Hora, Juliana Luz, Vagner de Jesus e a atriz mirim Ayana Dantas, além dos artistas colaboradores Merry Batista, Marquinhos Dede, Shirley Sanveja, Nine Vieira. Assinam o figurino as grifes Meninos Rei, Mada Negrif e Sarai Ifá. O Sarauzinho é uma Performance Literária que desenrola sua narrativa a partir das artes negras e da necessidade de retratar a memória e ancestralidade negra através da poesia e do teatro, além de incentivar a prática da fruição da poesia no ambiente infantil e resignificar as representações étnicas na literatura.

Sobre a diretora, Cássia Valle.

 

Atriz, museóloga, escritora e membro do Conselho Gestor do Bando do Teatro Olodum, a trajetória artística da multiprofissional Cássia Valle começou em 1991 com o espetáculo O Novo Mundo, do Bando. Além do campo artístico, a diretora do Sarauzinho também atua como professora, historiadora e psicopedagoga, tornando o seu perfil de atuação ainda mais diverso, porém marcado por seu interesse por Memória, Patrimônio e Ancestralidade afro-brasileira, tendo em vista que Cássia também é Mestre em Preservação e Patrimônio Cultural e coordenadora administrativa do Centro de Pesquisa Moinhos GIROS DE Arte. 

 SERVIÇO

O que:  apresentaçãodo “Sarauzinho da Calu” 

Quando: 13 de abril

Onde Teatro Eliete Teles em Itinga

Realização: Moinhos Giros de Arte Cultura e Comunicação.

Produção: Moinhos giros de arte Cultura e comunicação.

 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading