Saúde da população negra e quilombola é tema de reunião intersetorial

Com a finalidade de fortalecer e integrar as ações de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) realizou, na manhã desta quarta-feira (16/7), a primeira reunião para formação do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) – Saúde Sem Racismo. O encontro aconteceu na sala de reuniões da SESA e teve como objetivo discutir a implementação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra e Quilombola de Lauro de Freitas.
A secretária interina da Saúde, Elba Brito, ressaltou a importância do momento para a construção de políticas mais justas e reparadoras. “Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com uma saúde pública que reconhece e respeita as especificidades da população negra e quilombola. O diálogo intersetorial é fundamental para avançarmos na construção de uma política de saúde que promova equidade e justiça social”.
O superintendente da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), Vitor Valmor, também destacou a relevância do recorte racial nas políticas públicas de saúde. “Acabei de participar de uma reunião riquíssima, falando sobre a saúde da população negra, um recorte muito importante. Tendo em vista toda a carga de doenças que acomete essa população, considerando que vivemos em um município majoritariamente negro, com mais de 80% da população se autodeclarando negra, entendemos que trazer esse recorte racial é uma forma de reparação dentro da Secretaria de Saúde”, disse o responsável pelo setor de Igualdade Racial da pasta.
O encontro também marcou o início da mobilização para o 1º Fórum Municipal de Saúde Integral da População Negra e Quilombola de Lauro de Freitas, que será realizado em breve. O fórum será um marco na construção coletiva de uma política pública de saúde mais inclusiva, representativa e comprometida com a equidade racial no município.
A enfermeira da Atenção Básica Susane Souza, que coordena o GTI – Saúde Sem Racismo, destacou a atuação pioneira de Lauro de Freitas na construção de políticas públicas voltadas à equidade racial. “De forma pioneira, estamos compondo em nosso município um grupo intersetorial de trabalho, reunindo representantes de diversas secretarias, com o objetivo de unir esforços para a implementação da Política Municipal de Saúde Integral da População Negra e Quilombola de Lauro de Freitas.
Rejane Rodrigues, líder do Quilombo Quingoma, reforçou a importância do espaço de diálogo. “Sou líder do único quilombo do município de Lauro de Freitas, e fico muito feliz por participar deste momento de escuta e diálogo. Pela primeira vez, estamos debatendo abertamente as questões de saúde que afetam a população negra e quilombola, que representa quase 90% da nossa cidade. Este espaço é fundamental para construirmos políticas públicas que considerem a integralidade do ser e promovam uma saúde mais justa. Espero que a gestão da prefeita Débora Regis mantenha as portas abertas e avance em ações concretas para o nosso povo”.
Também participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE) e Educação (SEMED); os superintendentes de Atenção Básica e de Atenção Especializada da SESA; do Conselho Municipal de Saúde (CMS); do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Lauro de Freitas (Assepmulfeba); além de representantes da sociedade civil, como o Quilombo Quingoma e o Terreiro São Jorge Filhos da Goméia,