Saúde de Lauro de Freitas encerra 2025 com avanços significativos e ações estruturante

 Saúde de Lauro de Freitas encerra 2025 com avanços significativos e ações estruturante

 

Em 2025, a saúde de Lauro de Freitas passou por uma profunda reestruturação. Sob a liderança da prefeita Débora Regis, a gestão avançou na qualificação do atendimento, na humanização dos serviços, na valorização dos profissionais e na ampliação do acesso a consultas, exames e tratamentos. O ano foi marcado por entregas concretas, decisões estratégicas e investimentos robustos, consolidando um modelo de cuidado mais eficiente, acolhedor e digno para a população.

 

Um dos avanços mais significativos foi o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, com todas as equipes de Saúde da Família completas. A prefeitura também assegurou o abastecimento regular de medicamentos nas unidades de urgência, atenção primária e serviços especializados, reduzindo desabastecimentos e ampliando a oferta de tratamentos.

 

O ano foi marcado ainda por importantes obras estruturantes e ordens de serviço que iniciaram uma nova fase na rede municipal de saúde, como a requalificação do Pronto Atendimento (PA) de Areia Branca, que passou a contar com estrutura modernizada, espaços ampliados e ambiente mais acolhedor. Também avançaram as obras de requalificação do Pronto Atendimento Nelson Barros, com 90% de conclusão, além da assinatura das ordens de serviço das Unidades de Saúde da Família (USFs) Jambeiro e Capiarara, fortalecendo a modernização da Atenção Primária.

 

A prefeitura descentralizou a marcação e a coleta de exames laboratoriais e de imagem diretamente nas USFs, reduzindo deslocamentos, filas e garantindo diagnósticos mais rápidos. Serviços como raio-x e ultrassonografias passaram a ser agendados nas próprias unidades. Também foi retomada a realização do teste da orelhinha.

 

Sob a condução da secretária interina de Saúde, Elba Brito, foi realizado um diagnóstico situacional de toda a rede municipal e instituído o Colegiado de Gestão da Saúde. Além disso, foi apresentada a Programação Anual de Saúde 2025 (PAS), documento estratégico que organiza metas, indicadores e prioridades, garantindo uma gestão participativa e alinhada às demandas reais da população.

 

Foram implantados os serviços de telecardiologia e telerradiologia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itinga, acelerando diagnósticos e ampliando a segurança assistencial, com a tecnologia a serviço da vida. Também foi realizada a substituição do aparelho de raio-x por um modelo moderno e digital.

 

O Programa Lauro Fila Zero ampliou significativamente o acesso aos serviços de saúde e, ao longo de cinco edições, realizou mais de 154 mil procedimentos, beneficiando mais de 32.800 pessoas. As ações foram realizadas em Itinga, Caji/Vida Nova, Centro, Portão, Areia Brancae Quingoma.

 

Já o programa Sabadão com Saúde alcançou a marca de mais de 7.300 atendimentos, levando serviços a 16  Unidades de Saúde da Família (USFs) aos fins de semana, incluindo vacinação, consultas médicas, saúde bucal, testagens rápidas, exames preventivos, avaliação nutricional e acompanhamento familiar. Entre janeiro e dezembro, a rede municipal registrou mais de 237 mil atendimentos e procedimentos realizados nas USFs, além da aplicação de 94.775 doses de vacinas, com fortalecimento do acompanhamento de grupos prioritários.

 

A prefeitura intensificou as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. No Dia D da Prevenção, realizado em 15 de março, foram feitos 800 testes rápidos e 200 exames preventivos, com a retomada da oferta regular desses serviços nas USFs. Durante o Março Mulher, nos dias 12 e 28 de março, foram realizadas 280 ultrassonografias, 180 mamografias e o acolhimento de mais de duas mil mulheres.

 

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul também apresentaram resultados expressivos, com mais de 4 mil atendimentos e cerca de 2.500 procedimentos, respectivamente. As ações do Programa Saúde na Escola (PSE) alcançaram mais de 460 atendimentos nas unidades escolares do município. A campanha de vacinação de cães e gatos em 2025 bateu recorde, com mais de 5 mil animais vacinados. Além disso, foram realizadas a 11ª Conferência Municipal de Saúde e o 1º Fórum Municipal de Saúde Integral da População Negra e Quilombola, fortalecendo políticas públicas inclusivas.

 

Na valorização dos profissionais de saúde, destacam-se a quitação de parcelas atrasadas do piso da enfermagem; o pagamento dos salários referentes a dezembro de 2024 e janeiro de 2025; o diálogo contínuo com os sindicatos; a garantia de 100% do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE); além de capacitações para ACS, ACE, equipes de saúde mental e profissionais do CER III, bem como a realização do ciclo formativo sobre saberes ancestrais e o uso medicinal de ervas no cuidado à saúde.

 

O Consultório na Rua foi reativado e realizou mais de 1.200 atendimentos a pessoas em situação de rua, com ações de vacinação, testagem e acompanhamento social. Também foi lançado o selo Espaço de Saúde Afro-Referenciado, que certifica terreiros como locais produtores de saúde, ampliando o cuidado às populações mais vulneráveis.

 

A saúde bucal também avançou com a abertura de duas novas salas odontológicas nas USFs do Tarumã e São Judas Tadeu, ampliando o acesso a consultas e procedimentos odontológicos e beneficiando centenas de famílias. Além disso, foi implantado o serviço de frenotomia lingual no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inicialmente para bebês de 0 a 2 anos e posteriormente ampliado para crianças de até 12 anos, além da entrega de próteses dentárias, realizando o sonho de muitos munícipes.

 

A população também foi beneficiada com a entrega de quatro novas ambulâncias: duas destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), sendo uma Unidade de Suporte Avançado totalmente equipada para atendimentos de alta complexidade e uma Unidade de Suporte Básico. Outras duas ambulâncias foram adquiridas por meio de emendas parlamentares, ampliando a capacidade de resposta do município nas situações de urgência e emergência.

 

A combinação de investimentos, reformas, tecnologia, prevenção, valorização profissional e ampliação do acesso consolida um novo modelo de cuidado em saúde: mais próximo, mais eficiente, mais humano e com mais dignidade.

 

O balanço de 2025 demonstra que a saúde de Lauro de Freitas está em pleno processo de transformação, e esse caminho segue firme para os próximos anos. Com planejamento, coragem e ação, a gestão da prefeita Débora Regis segue reconstruindo a rede pública de saúde com foco nas pessoas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.