Se ligue! Tudo o que você precisa saber para SOBREVIVER em SEIS dias de Carnaval

Oficialmente, o Carnaval de Salvador começou nesta quarta-feira (21/2), quando o prefeito ACM Neto entregou a chave da cidade ao Rei Momo, em cerimônia na Praça Municipal.

Agora que foi dada a largada, o folião já pode curtir os seis dias de festa. Mas é bom ficar de olho nos serviços disponibilizados pelas secretarias do estado e município para não ficar perdido quando bater a fome ou precisar pegar um ônibus pra voltar pra casa.

PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Salvador anunciou, na manhã da última quinta-feira (16/2), a programação oficial e completa dos festejos carnavalescos na capital baiana. Nela é possível ver o horário de saída de cada bloco, divididos por circuito.

Confira:

Programação oficial do Dodô (Barra/Ondina)

Programação oficial do Circuito Osmar (Campo-Grande)

Programação oficial do Circuito Batatinha (Pelourinho)

 

Transporte

Foi montado um esquema especial para garantir o funcionamento da festa que deve receber 2,5 milhões de foliões, segundo expectativa da Salvador Turismo (Saltur). O tráfego de veículos será modificado em várias vias durante a festa. Os bloqueios — móveis e fixos — estarão distribuídos em todos os Circuitos. No Circuito Dodô, por exemplo, as barreiras fixas vão da Rua Manuel Barreto à Avenida Anita Garibaldi .

Mapa aéreo da Avenida Anita Garibaldi, onde estará a última barreira do Circuito Dodô | Foto: Google Maps

Confira as barreiras e o mapa da localização de cada circuito.

Cerca de 1000 agentes da Guarda Municipal vão auxiliar o trânsito no circuito da festa.

Para quem prefere utilizar o serviço de táxi, 15 pontos irão funcionar durante o Carnaval, sendo que sete deles ficam mais próximos dos circuitos: Vale do Canela, Av. Joana Angélica, Politeama de Cima, Av. Oceânica, Av. Centenário, Rua Edgar da Mata e Praça Visconde de Cairu.

Localização das 15 linhas especiais de táxi

O tradicional ‘buzu’, contará com uma operação especial de transporte montada para quem quiser chegar aos circuitos da folia. Todas as linhas convencionais funcionarão normalmente e as linhas direcionadas aos circuitos irão atender os foliões por 24h. Para facilitar a vida de quem usa ônibus nos dias de folia, serão criadas linhas especiais:

  • Lapa X Calabar com 36 veículos, operando 24h, a partir de 5h de 23/02 até às 10h de quarta-feira de cinzas (01/03) de forma gratuita da Estação Lapa até o Calabar.
  • Ondina X Costa AzulItinerário: Ondina; Rua da Paciência; Lgo. da Mariquita ; Av. Amaralina;  Av. Otávio Mangabeira;  Costa Azul;  Retorno (próximo ao Bambara) ; Rua Fernando Menezes Góes; Av. Manoel Dias da Silva ; Rua Visconde de Itaboraí ; Rua Osvaldo Cruz ; Largo da Mariquita; Rua João Gomes; Rua da Paciência ; Ondina.
  • Mussurunga 1 – Estação da Lapa, Mussurunga 2 – Estação da Lapa, Paripe – Barra (via Garibaldi), Ondina – Costa Azul e Estação da Lapa – Barra.

Confira todas as linhas de ônibus que vão operar durante a festa

Durante a festa, os microônibus da frota do STEC (Subsistema de Transporte Especial Complementar) estarão em operação no circuito e vão atender através de 45 linhas.

Haverão também, como opção de transporte para o Carnaval, o serviço Expresso Carnaval, que sairão do Salvador Shopping e do  Salvador Norte Shopping a cada 20 minutos. Qualquer cidadão pode acessar esse serviço, e não apenas aqueles que deixarem seus carros estacionados nos pontos de acesso. O Expresso Carnaval possui quatro linhas e seis pontos de paradas.

O Elevador Lacerda e os Planos Inclinados Gonçalves e Pilar e Liberdade – Calçada terão funcionamento gratuito e horários especiais:

  • Elevador Lacerda: 23/02 até às 12h do dia 01/03
  • Planos Inclinados Gonçalves e Pilar: 23 e 24/02  – 7h às 19h | 26/02 das 7h às 13h, quando será fechado e reaberto no dia 01/03 a partir das 12h
  • Plano Inclinado Liberdade-Calçada: 23/02 a 28/02 das 6h às 23h

SEGURANÇA

Para garantir a segurança neste Carnaval, mais de 25 mil profissionais, entre policiais civis, militares, técnicos e bombeiros, vão atuar em Salvador desta quarta (22/2) até a próxima (1/3). Na capital, a polícia vai estar presente também em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Nordeste de Amaralina e Pituba.

Entre os destaques da Secretaria de Segurança Pública (SSP) estão o Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, que vai receber, em tempo real, todos os registros dos circuitos; e os 46 portais de abordagem que foram aperfeiçoados e agora contam com câmeras acopladas para permitir o acompanhamento das entradas e saídas da folia. Outra novidade é o simulador de ocorrências, um software que promove um diagnóstico dos casos de ocorrências em locais com multidão.

Quanto à Polícia Militar, mais de 20 mil PMs estarão distribuídos em 185 postos elevados de observação, 15 comandos de área e 44 postos de comando, sendo 14 deles integrados com a Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros Militar. O entorno dos circuitos será reforçado com o emprego diário de 240 policiais militares. Os turistas receberão tratamento especial com o Batalhão Turístico composto por oficiais bilíngues.

Com um efetivo de três mil servidores, a Polícia Civil vai manter todas as unidades especializadas e territoriais em funcionamento normal. As equipes serão reforçadas nas delegacias instaladas nos 11 bairros com festejos do Carnaval.J á o Corpo de Bombeiros vai atuar com 1.854 profissionais dos grupamentos especializados Salvar e Marítimo.

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou uma estrutura de 11 Módulos Assistenciais (postos de saúde) funcionando 24 horas nos três circuitos oficiais. Essas unidades de atendimento contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda de atendimento do Samu 192 e unidades de emergência/hospitais.

SANITÁRIOS

Para atender a grande demanda dos foliões nos três circuitos do Carnaval, a Limpurb vai atuar com agentes espalhados pelas ruas. Serão instalados mais de 2600 sanitários masculinos, femininos, infantis e para pessoas com deficiência. Além disso, serão implantados 74 contêineres climatizados.

Veja mapa completo com os serviços oferecidos no circuito:

Circuito Dodô

Circuito Osmar

Circuito Batatinha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Aratu on Line

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.