Secretaria de Saúde alerta sobre aumento de doenças em períodos de chuva. Saiba como se proteger

 Secretaria de Saúde alerta sobre aumento de doenças em períodos de chuva. Saiba como se proteger

As chuvas voltaram a cair de forma volumosa em Lauro de Freitas e, de acordo com dados da Defesa Civil do município, a previsão é de chuva de forte intensidade, podendo superar a média histórica para este período. Por conta disso, a Vigilância em Saúde alerta sobre a necessidade de prevenção, para evitar problemas de saúde ocasionados pelo contato com a água suja, que transmitem uma variedade de vírus e bactérias.

Uma das principais doenças registradas nesse período é a dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se multiplica em depósito de água parada. Outros problemas registrados são a esquistossomose, doença causada por vermes parasitas de água doce; a chikungunya, infecção viral também transmitida por mosquitos; e a leptospirose, transmitida pela urina de animais infectados. A toxoplasmose e a hepatite A e E também são doenças que se espalham em períodos chuvosos, mas até o momento não há registro em Lauro de Freitas.

A orientação da Vigilância em Saúde é que os cuidados sejam redobrados nesta época do ano. As pessoas que tiverem contato com alagamentos ou inundações devem ficar atentas a sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, náuseas e febre.

“A água contaminada é o principal meio de transmissão de doenças. Alguns sintomas são parecidos, o que confunde muito a população. Cuidar para eliminar focos do mosquito. Quem apresentar sintomas característicos, deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua residência para receber a devida orientação médica”, disse Ana Patrícia Nogueira Dantas, superintendente da Vigilância em Saúde de Lauro de Freitas.

*Prevenção*

Algumas dicas são: guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados; lavar frequentemente as mãos com água tratada antes de manipular os alimentos; caso sejam expostos à água contaminada devem ser inutilizados. Consumir somente água potável, inclusive na preparação de refeições. Colocar telas nos ralos; não permitir que crianças brinquem com águas da chuva; proteger o pé com calçados, e até mesmo plástico; não ter contato com roedores (os principais transmissores de doenças).

A limpeza dos reservatórios também é necessária, mesmo quando não são atingidos diretamente pela água da enchente. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a lama dos alagamentos têm alto poder infectante, por isso recomenda-se retirar a lama (sempre se protegendo com luvas e botas de borracha) e lavar o local, desinfetando-o com a seguinte solução: para um balde de 20 litros de água, adicionar quatro xícaras de café (copinhos de 50 ml) de água sanitária. Remover a sujeira e deixar secar naturalmente.

Segundo Igor Fidélis, diretor-geral do CCZ, as equipes estão nas ruas diariamente, fazendo um trabalho preventivo e levando essas orientações para a população. “O CCZ é bem dinâmico. Nossas equipes visitam todos os bairros, levando dicas, esclarecendo todas as dúvidas e ajudando no combate de doenças contagiosas”, relatou.

Para solicitar auxílio do CCZ, basta entrar em contato, através dos telefones 71 99608-9407 (WhatsApp) e 3288-8912, ou via e-mail, no endereço: ccz-sesa@laurodefreitas.ba.gov.br. Em caso de emergências relacionadas às chuvas, a população deve acionar as equipes da Defesa Civil Municipal por meio dos telefones 199 / 3288-8628 (WhatsApp) e pelo e-mail defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading