Secretaria de Saúde e Caravana de Luz Cultural promovem manhã de cuidados para moradores do Quingoma

 Secretaria de Saúde e Caravana de Luz Cultural promovem manhã de cuidados para moradores do Quingoma

MMoradores da comunidade de Quingoma, em Lauro de Freitas, participaram na manhã desta quarta-feira (11) de momentos de relaxamento com atividades de respiração, roda terapêutica, dança circular, massagem corporal e reflexologia podal. A ação faz parte da programação da Caravana de Luz Cultural realizada em parceira com Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e voluntários com o intuito de fomentar e disseminar as Práticas Integrativas Complementares, as chamadas PICS já disponibilizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) no munícipio.

De acordo com o superintendente da Atenção Básica da Sesa, Hadson Namour, são 29 procedimentos que integram as PICS, disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Entre as PICS estão a homeopatia, a medicina tradicional chinesa (acupuntura), a medicina antropofosófica, a fitoterapia e plantas medicinais, o termalismo, a crenoterapia, a orientação alimentar e práticas corporais”, explicou.

As USFs de Vida Nova, Jambeiro, Parque São Paulo, Israel Moreira, Capelão, Antônio Carlos Rodrigues, Espaço Cidadão e Irmã Dulce já realizam as Práticas Integrativas e Complementares, entre elas terapia comunitária, acupuntura, biodança, uso de plantas medicinais e horta fitoterápica. “Estamos em andamento com o Projeto Farmácia Viva que terá como piloto a Unidade de Saúde da Família Caji/Vida Nova, que está em fase de organização e capacitação dos profissionais”, completou Hadson.

Aos 42 anos, a dona de casa e moradora de Quingoma Rita Soares experimentou a massagem relaxante pela primeira vez. “A gente se acostuma com a rotina, com o trabalho e esquece que temos que cuidar de nossa alma. Essa é uma experiência nova para mim e que me trouxe um conforto e um sentimento bom”, disse. Para sua filha, Ana, 18 anos, a opinião é semelhante. “O toque é leve. É como se tirasse um peso do corpo”, contou.

Iniciada na segunda-feira (9), a Caravana de Luz Cultural finalizou as PICS na região de Quingoma. Durante esses três dias o projeto passou por escolas e o idealizador do projeto, Givanildo Amâncio, explica que a escolha do lugar se deu pelo fato de as pessoas terem menos acesso às praticas. “A Caravana é realizada periodicamente e através dos toques e relações humanitárias pretendemos marcar e gerar cicatrizes positivas em pessoas que dificilmente teriam acesso a essas práticas”, contou.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Rafael Magno

ASCOM/PMLF

11/09/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading