Secretário de Segurança dos EUA diz que vai terminar muro em 2 anos

O general aposentado John F. Kelly, nomeado pelo novo presidente dos EUA, Donald Trump, como secretário de Segurança Nacional, disse em entrevista ao canal Fox News que a perspectiva é de que o muro que vai separa os Estados Unidos do México fique pronto em dois anos. 

“O muro será construído aonde é mais necessário primeiro e depois continuaremos. Eu espero que a construção termine em dois anos”, disse Kelly, em sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo de secretário. O ex-general foi escolhido por Trump como responsável por administrar o planejamento e construção do muro. Segundo ele, a Casa Branca está trabalhando com o Congresso sobre o cronograma e a questão do financiamento virá “relativamente rápido”.

Kelly disse ainda ao Fox News que é “apenas uma questão de meses” para que o muto comece a ser construído. Ele disse também que gostaria de formar uma parceria com o México sobre as fronteira e que a segurança dos americanos “vem em primeiro lugar”. 

Parceria com o México

Apesar de Kelly ter afirmado que ‘gostaria de formar uma parceria com o México’, o presidente Trump deixou claro que, em seu ponto de vista, o orçamento do muro não é uma questão a ser discutida. O republicano afirmou que “o México já se aproveitou dos EUA por tempo suficiente” e que “déficits comerciais massivos e pequenas ajudas na fraca fronteira precisam mudar, agora”. Trump anunciou que vai cobrar 20% sobre todas as importações do México para custear a construção.

Sobre a construção do muro, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, deixou sua opinião clara:  “O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não vai pagar nenhum muro”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading