Secretários destacam projetos que serão desenvolvidos na Estação Cidadania

 Secretários destacam projetos que serão desenvolvidos na Estação Cidadania

Um plano de trabalho, construído pela comunidade do Pouso Alegre, em Itinga, em parceria com a Prefeitura, vai potencializar os espaços da Estação Cidadania, inaugurada nesta quinta-feira (12). O equipamento multiuso com teatro, infocentro, biblioteca, pista de skate, quadra poliesportiva, parque infantil, e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), será palco para a realização de projetos desenvolvidos pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo (SECULT), de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), de Educação (SEMED), e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), pastas que também integram o núcleo gestor do equipamento.

Os serviços socioassistenciais terão lugar garantido no espaço, conforme destaca a titular da Semdesc, Huldaci Santana. “No CRAS nós temos o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, voltado a crianças e adolescentes, que será potencializado por este equipamento. Dentro deste projeto nós já desenvolvemos atividades com teatro, e agora, sem sombra de dúvidas, isso será facilitado e ampliado”. Lauro de Freitas conta hoje com seis unidades do CRAS.

O equipamento também contempla os amantes e profissionais das artes cênicas. O novo teatro, que leva o nome do cantor e compositor baiano João Gilberto, com capacidade para 60 pessoas, sala de projeção e luzes cênicas, vai fortalecer a cena do teatro de Lauro de Freitas. Esta é a aposta do secretário da Secult, Manoel Carlos dos Santos, que já planeja a utilização do espaço pela Companhia Municipal de Teatro, fundada há três anos, e pela recém-formada Companhia Municipal de Dança, além de outras manifestações culturais do município.

Educação e esporte juntos

A parceria entre educação e esporte é uma das marcas principais da Estação Cidadania, de acordo com o secretário da Setrel, Uilson Souza. “Já estamos avançando em um projeto com a Secretaria de Educação em algumas iniciações esportivas. O objetivo é que alunos da rede municipal possam desenvolver aqui atividades de vôlei, basquete, futebol, e skate, demonstrando que Lauro de Freitas não é um município de uma única modalidade, e que um único gênero tem direito de praticar esporte.”

O caráter multiuso da estação também foi ressaltado pela secretária de Educação, Vânia Galvão. “A existência desse espaço é de uma relevância imensa. Aqui nós temos o esporte, a cultura, o lazer, e temos a educação, o que nos dá a oportunidade de desenvolver uma série de atividades, que vão beneficiar não somente a comunidade do entorno, mas todos os moradores de Lauro de Freitas. É um presente que a prefeitura está dando neste final de ano para a cidade, indo inclusive na contramão do que está acontecendo no âmbito nacional, onde se observa um retrocesso muito grande nas políticas sociais e no incentivo a cultura; aqui tem ocorrido exatamente o oposto.”

O plano de trabalho do grupo gestor, apresentado à comunidade em junho deste ano, e construído com a participação de representantes das comunidades diretamente beneficiadas pela praça, é dividido em três eixos: Esporte e Lazer, Emprego e Renda, e Educação. De acordo com o secretário de governo, Lula Maciel, “o equipamento é uma grande conquista, reflexo de uma gestão que preza pela transversalidade, porque as pessoas têm necessidades de todas as naturezas, e cabe à gestão criar condições para que essas necessidades sejam atendidas.”

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Edgard Copque e Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

12/12/2019

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading