Segunda noite da Mica Lauro reforça clima de segurança e atrai grande público

A segunda noite da Mica Lauro, realizada neste sábado (17/1), manteve o circuito Duzinho Nery, na Rua Maria Isabel dos Santos, na Avenida Beira Rio, tomado pela animação dos foliões e marcado por um clima de tranquilidade. Com poucos registros de ocorrências, o evento reforçou a sensação de segurança do público, resultado de um robusto esquema integrado que acompanha a abertura oficial do Carnaval no estado. Ao todo, cerca de 1.500 agentes, entre policiais civis e militares, além de bombeiros e guardas municipais, atuam de forma conjunta para garantir uma festa segura.
O sucesso do primeiro dia, sem ocorrências graves, é atribuído ao trabalho alinhado das forças. “O objetivo do trabalho das forças de segurança é garantir que incidentes não aconteçam, mas estamos preparados e à postos para atender a quaisquer situações. No primeiro dia não tivemos atuação do departamento e isso mostra que as ações prévias vêm dando bons resultados”, frisou Osvaldo Silva, diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica.
A estrutura da festa conta com Portais de Abordagem nas entradas para revistar e coibir a entrada de objetos ilícitos. Outro diferencial é a Central de Monitoramento que opera com câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos para identificar foragidos da Justiça, estrutura semelhante ao Carnaval de Salvador. Segundo informações do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador, é a primeira vez que a cidade conta com essa estrutura em uma festa pública.
De acordo com a Polícia Civil e Militar, os únicos registros da primeira noite foram de furtos de celulares. Não houve ocorrências graves ou registro de entradas no principal hospital da cidade relacionadas à festa. Para Maria Louise Pita, de 19 anos, moradora de Vilas do Atlântico e estreante na folia da cidade, a iniciativa é inovadora. “A parte da segurança me chamou atenção, pois está funcionando direitinho. De qualquer forma, recomendo guardar dinheiro e celular em locais seguros”, destacou, ecoando uma das principais dicas para curtir qualquer festa popular sem sustos.
Kleber Nascimento, bombeiro civil, explicou ainda que toda a operação foi precedida de uma Análise Preliminar de Risco. “Temos um bombeiro em cada trio, conforme protocolo, para atuar em qualquer emergência”, disse. A Mica Lauro é uma ação da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SSPLF), com apoio do Governo do Estado. A festa continua neste domingo (18/1), mantendo o esquema de segurança.
Para curtir a festa com segurança, importante seguir algumas dicas, a exemplo de guardar bens de valor, como celular e dinheiro, em bolsos internos ou pochetes sob a roupa; sair em grupo e combinar um ponto de encontro fixo; hidratar-se com água e, se for consumir álcool, alimentar-se bem e nunca aceitar bebidas de estranhos; identificar a localização dos postos de atendimento e banheiros; ficar atento ao seu entorno na multidão e cooperar com as abordagens nos portais; e, em qualquer situação de risco, procurar imediatamente as forças de segurança, que estão à disposição para proteção.
