Segurança integrada garante tranquilidade para cerca de 120 mil foliões na Mica Lauro 2026

A Mica Lauro 2026 reuniu aproximadamente 120 mil pessoas ao longo dos três dias de programação, conforme estimativa da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), consolidando-se como um dos maiores eventos do calendário festivo de Lauro de Freitas. O público foi distribuído em cerca de 20 mil foliões na sexta-feira (16/1), 60 mil no sábado (17/1) e 40 mil no domingo (18/1), quando a festa foi encerrada em clima de tranquilidade.
Durante o último dia do evento, no domingo (18/1), a Prefeitura de Lauro de Freitas registrou mais um resultado positivo do robusto esquema de segurança montado em parceria com o Governo do Estado. Dois foragidos da Justiça, procurados pelos crimes de tráfico de drogas e furto, foram presos após serem identificados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ao passarem pelos portais de abordagem instalados nas entradas dos circuitos da festa.
Após a identificação, os suspeitos foram conduzidos à 23ª Delegacia Territorial, onde permanecem à disposição da Justiça. A operação de segurança da primeira edição da Mica Lauro contou com um efetivo especial de cerca de 1.500 profissionais, incluindo policiais militares e civis, bombeiros militares e agentes da Guarda Municipal.
Para reforçar a segurança nos três dias de evento, a festa contou com câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M), uso de rádios LTE e os portais de abordagem, que garantiram uma revista eficiente e impediram a entrada de materiais ilícitos nos circuitos.
A prefeitura destaca que o uso de tecnologia de ponta aliado à atuação integrada das forças de segurança foi fundamental para assegurar a tranquilidade do público. Como resultado desse planejamento, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante a realização do evento no município.
De acordo com dados da Polícia Civil, no domingo foram contabilizados 16 furtos e uma prisão por posse de drogas. Ao longo dos três dias foram 40 ocorrências registradas no circuito, número considerado baixo diante do grande volume de pessoas presentes, reforçando o êxito da estratégia de segurança adotada para a Mica Lauro.
