Semarh de Lauro de Freitas emite nota sobre a mortandade de peixes

 Semarh de Lauro de Freitas emite nota sobre a mortandade de peixes

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – PMLF, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, vem a público informar o parecer técnico sobre a mortandade dos peixes, ocorrida no último domingo (10) na Praia de Buraquinho, salientando que diferente do que circula em alguns veículos de comunicação e mídias sociais, a Secretaria não está omissa ao ocorrido vem fazendo seu trabalho pra descobrir o que deu causa. Na segunda-feira (11), o Secretario de Meio Ambiente, Alexandre Marques, esteve em Buraquinho para identificar o local exato onde os peixes mortos estavam e a partir disso, organizar a visita da equipe de técnicos ambientais para o levantamento das informações.

Na terça-feira (12) e quarta-feira (13), os técnicos ambientais visitaram o local, analisaram as condições ambientais encontradas, bem como dialogaram com alguns pescadores e moradores da região. A SEMARH solicitará o apoio do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-INEMA para realizar exames e análises técnicas mais complexas. Diante dos registros técnicos coletados, o parecer da SEMARH aponta que: Conforme o parecer técnico, a mortandade dos peixes na região de Buraquinho se deu pelo grande volume de água oriunda das últimas chuvas que ocorreu nos dias 09 e 10 de dezembro, e o ponto que foi constatado trata-se de ponto de convergência de encontro de águas do mar, e águas vindas de outros rios do município, e pelo volume além do esperado causou falta de oxigênio na água.

Lembramos que o município de Lauro de Freitas é o último município a receber as águas do Rio Joanes e seus afluentes, portanto, é o território que sofre a maior degradação por poluição, tendo em vista que o Rio Joanes percorre outros municípios. E com a expansão da ocupação urbana ocorrida ao longo dos anos é um grande desafio e trabalho e será feito em longo prazo, desenvolver o processo de revitalização do Joanes, uma ação que a SEMARH já iniciou, através do diálogo com os demais municípios por onde o rio percorre. Dentre as principais metas e preocupações da gestão, está à redução dos impactos ambientais que ocorrem na bacia do Joanes, um trabalho que só surtirá importantes e visíveis efeitos mediante o trabalho da Gestão Municipal de Lauro de Freitas em parceria com os municípios de Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias e Dias d´Ávila e a consciência ambiental da população.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading