Semed levou a Portão debate sobre projeto de educação para Lauro de Freitas
Atendendo a proposta de refletir os indicadores educacionais e colher sugestões de melhorias para a educação de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (17/10) foi a vez do polo educacional de Portão, na Escola Municipal Pedro Paranhos, receber o ciclo de discussão “A Escola que Temos e a que Queremos”, realizado pela SEMED – Secretaria de Educação de Lauro de Freitas.
De acordo com a coordenadora de Educação Básica, Cristina Kavalkievicz, a educação de Lauro de Freitas, em nove meses de gestão, tem seu diagnóstico bem retratado entre as qualidades, defeitos e desafios. “O que estamos buscando, partindo do ponto do diálogo, ouvindo a comunidade escolar, a sociedade e a quem interessa a educação, é a priorização de uma assertiva na política pública. Entendemos que o fato de ouvir e saber o que a comunidade pensa como mais importante para educação, faz parte de um processo colaborativo que irá fomentar e subsidiar um projeto de educação para a cidade”, afirma.
Os encontros já passaram pelas escolas dos territórios de Itinga I/Parque São Paulo e Itinga II. Esses ciclos de discussão desafiam a sociedade a pensar em como tornar a escola mais atrativa e feita por todos, fortalecendo o sentido de cidade educadora.
A advogada Marília Gabriela Vianna, que esteve presente no terceiro encontro, reforçou a necessidade de ouvir pais, estudantes e toda a comunidade para construção de uma educação socialmente participativa. “Esses diálogos são extremamente importantes, porque não existe uma educação, não existe uma escola, se não existe uma comunidade que esteja inserida”, concluiu.
Aluna da Escola Municipal Vila Nova, Maurina de Jesus Silva relatou a necessidade de se flexibilizar os horários de atividades esportivas, para uma melhor participação dos estudantes. “Achei importante esse espaço de ouvir as pessoas, porque não temos esse tipo de palestra na escola. E aqui tivemos a oportunidade de dar nossa opinião, ouvir os professores e também citar algumas coisas que necessitamos na escola, que irão melhorar a vida do professor e dos alunos”, descreveu a estudante entusiasmada.
O próximo encontro do ciclo de discussão “A escola que temos e a que queremos”, irá ocorrer na Escola Municipal Edvaldo Boaventura, em Areia Branca, na quinta-feira (19/10), às 18 horas.