Servidoras da SEMED recebem homenagem pelo Dia da Mulher
![Servidoras da SEMED recebem homenagem pelo Dia da Mulher](https://lfnews.com.br/wp-content/uploads/2018/03/e1fccc4a-0d79-4a3d-bc90-1529434a0649.jpg)
Quinta-feira, 8 de março, “Não basta dizer não!”. Foi com esta saudação que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Lauro de Freitas começou o Dia Internacional da Mulher. Logo pela manhã, os servidores foram surpreendidos com ambiente repleto de mensagens, mural de fotos das trabalhadoras da secretaria e banners que trazem a imagem de mulheres negras que lutaram pela liberdade feminina.
“Não basta dizer não!” como expresso no cartaz colado na recepção da SEMED, traz uma mensagem de encorajamento às mulheres que precisam resistir às políticas do atraso, a misoginia, ao feminicidio, a cultura do estupro, assédio sexual e a todo tipo de opressão contra o gênero. O cartaz ainda afirma que somente a sororidade (união e aliança entre mulheres) é capaz de enfrentar o sistema machista e capitalista.
No decorrer da manhã, uma recepção em homenagem ao dia 8 de março seguiu para todas as mulheres que chegavam à secretaria. A coordenadora da Universidade Livre, Terezinha Barros, recebeu as mulheres com felicitações e palavras de luta ao entregar um saquinho na cor lilás (símbolo do feminismo), com sementes de girassol para que elas plantem e assim como a flor, cresçam e ergam a cabeça sob o sol.
“Ser mulher hoje, na contemporaneidade, é ter tripla jornada de trabalho. É ser, apesar do enfretamento, da luta por políticas públicas, igualdade entre mulheres e homens, sabendo que se paga todos os impostos, mas não se tem o retorno igualitário, ser mulheres felizes, que amam e gritam pro mundo – queremos respeito”. São com essas palavras que Terezinha define o que é ser mulher, colocando o 8 de março como um grande marco, dia em que se chama a atenção para o engajamento da luta das mulheres e que deve durar por todo o ano.
“Somos metade da humanidade e mãe da outra metade”. Foi parafraseando uma líder comunitária recifense que a assessora técnica do Departamento de Inclusão e Diversidade, Beth Silva, definiu o que é ser mulher.
Neste dia, o departamento elaborou um kit de texto com a temática: “Este texto vale um debate”, contendo assuntos de gênero, explicação das cores roxa e lilás nas marcas das lutas sociais feministas e saudações, que foram entregues aos servidores da SEMED. A proposta é que posteriormente, após a leitura, as pessoas participem de um debate sobre os textos.
Mediante a celebração do 8 de março, Beth relatou que o departamento levará às escolas da rede municipal, durante esse mês, a discussão sobre a importância da conquista das mulheres pela sua cidadania, através da participação política e histórica na luta pelo direito ao voto. Por fim, a assessora destacou a relevância de se ter no município de Lauro de Freitas, mulheres em cargos de poder, como a prefeita Moema Gramacho, a presidente da Câmara, Naide Brito, e mais quatro vereadoras.
LF 08/03/2018
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS
Contato: 71 32888626