Servidores da Defesa Civil de Lauro de Freitas participam de qualificação no Corpo de Bombeiros

 Servidores da Defesa Civil de Lauro de Freitas participam de qualificação no Corpo de Bombeiros

Servidores da Defesa Civil de Lauro de Freitas participam, durante esta semana, do curso de Primeira Resposta em Ocorrências com Produtos Perigosos. A capacitação tem carga horária de 60h aula e é realizada pelo Corpo de Bombeiros de Lauro de Freitas, na sede da instituição.

Durante a qualificação, os alunos terão acesso a conhecimentos sobre a gestão da ocorrência, mecanismo de identificação e classificação de produtos perigosos, noções de química básica, toxicologia e estudo dos efeitos dessas substâncias no organismo, instruções sobre utilização de ferramentas e acessórios, Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado, além de instruções de procedimentos técnicos operacionais para conter possíveis vazamentos.

A servidora Patrícia Conceição contou que o curso proporcionará maior segurança durante as atividades profissionais. “Está sendo muito bom para todos nós. Eu avalio que os assuntos que a gente tem visto aqui vão nos ajudar muito no atendimento desses casos, a evitar maiores acidentes e salvar vidas, que é o nosso maior propósito”, afirmou.

De acordo com o major Allan Guanais, comandante do 10º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) e organizador da qualificação, capacitar os servidores representa oferecer conhecimentos técnicos aos trabalhadores para salvar vidas e evitar consequências mais graves durante as ocorrências.

“Principalmente por existir uma gama de produtos perigosos, a exemplo dos químicos, corrosivos, radioativos e explosivos. Eles estão presentes em frigoríficos, postos de combustíveis, e são transportados em nossa rodovia, o que oferece um risco muito grande à nossa comunidade. Daí a importância de ter uma equipe qualificada para lidar com esse tipo de situação”, explicou.

Nesta quinta-feira (26) será realizada uma atividade prática e na sexta-feira (27) um simulado de emergência com derramamento de produto para colocar em prática o que foi apresentado durante o curso. No mesmo dia, a partir das 8h, ocorre a formatura dos participantes da qualificação.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading