Servidores públicos são homenageados em festa do padroeiro Santo Amaro de Ipitanga

“Viva a Santo Amaro de Ipitanga”! Com essa saudação, dezenas de fiéis estiveram, nesta segunda-feira (12/1), presentes em mais um dia do novenário ao padroeiro de Lauro de Freitas. Tendo como tema “Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos”, a celebração presidida por Dom Gabriel dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, estava em seu sétimo dia, e prestou homenagem aos servidores públicos, contando com a presença da gestora do município, Débora Regis.
Durante a celebração, que aconteceu na Praça João Thiago dos Santos, conhecida popularmente como Praça da Matriz, o sacerdote falou da importância dos fiéis conhecerem a história de Santo Amaro, e com base na vida dele, focarem no silêncio e na obediência.
Para a prefeita Débora Regis, que participou ativamente da missa, Santo Amaro de Ipitanga representa a história, a fé e a identidade de Lauro de Freitas. “Esse é um momento de oração, louvor e encontro com o nosso povo, com os padres e com todos os fiéis que mantêm viva essa devoção tão bonita. Que ele continue abençoando a nossa cidade e nossas famílias”, completou a chefe do Executivo.
Moradores do bairro de Pitangueiras, e devotos de Santo Amaro, o casal Robério e Evani Apolônio falaram da emoção em reverenciar o santo. “Mais de um ano de festa, é uma bênção, muita emoção. Porque uma das coisas que eu me apaixonei quando eu cheguei aqui foi ver o fervor com que o pessoal participa dessa festa. É realmente muito bonito”, disse Evani, tendo a sua fala corroborada por Robério.
Ainda durante a missa, os organizadores da festa agradeceram a presença da prefeita, do vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis, e dos secretários municipais, ao tempo que sinalizou o apoio dado pela gestão pública para a realização da festa do padroeiro.
A festividade católica segue até o dia 15 de janeiro, com uma programação religiosa, iniciada com a alvorada às 6h, seguido da Santa Missa para os servos, às 6h30 presidida pelo sacerdote Danilo Gabriel. Em seguida, será realizada a Santa Missa solene, às 9h, conduzida pelo arcebispo Dom Sérgio da Rocha.
A homenagem ainda contará com a carreata, às 11h, pelas ruas da cidade até a comunidade São Pedro, localizada na Rua dos Vereadores. A partir das 16h, acontece a procissão de Santo Amaro de Ipitanga, saindo da comunidade São Pedro em direção à Igreja Matriz. No local, será realizada a Santa Missa dos Devotos, às 17h, pelo pároco Anastácio Gilberto de Jesus, além do show oracional que marcará o encerramento da festividade às 19h, na Praça da Matriz.
