Sesab confirma 64 casos suspeitos de mialgia aguda na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou 64 casos suspeitos de mialgia aguda, a “Doença Misteriosa”, no estado. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (1º) e diz respeito ao perído de 14 de dezembro a 24 de janeiro.

De acordo com a pasta, 60 casos ocorreram em Salvador. Os municípios de Vera Cruz, Dias D’Avila, Camaçari e Alcobaça registraram um caso cada. Do total de notificações, 33 se enquadram na definição de casos suspeitos de mialgia aguda súbita; cujos sintomas principais são dor muscular intensa acometendo principalmente a região cervical e de trapézio, e elevação de creatinofosfoquinase (CPK).

Ajuda internacional
A Sesab irá firmar um acordo de cooperação internacional com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control – CDC), dos Estados Unidos para intensificar as investigações dos casos notificados de mialgia aguda, cuja causa ainda é indefinida.

Os detalhes foram discutidos nesta quarta-feira (1), em reunião que contou com a presença do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e dos representantes do Ministério da Saúde, Wildo Navegantes, e do CDC, Raquel Miranda e Amy Kasper.

Segundo o subsecretário da Saúde do Estado, Roberto Badaró, a escolha do CDC se deu em função de experiências anteriores bem-sucedidas, como a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), Zika e suas associações.

“Será preciso revisitar prontuários e analisar o banco de dados construído nestes dois meses e, se necessário, ouvir os pacientes e profissionais de saúde que atenderam estas pessoas”, afirmou o subsecretário.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading