Sessão especial na ALBA homenageia a memória de Wanda Chase

Fotos: Sandra Travassos/ALBA
Em uma sessão especial marcada pela emoção e pela saudade, do início ao fim, a Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA homenageou, na tarde desta segunda-feira (7.04), a memória da jornalista Wanda Chase com a entrega post mortem, aos familiares dela, do Título de Cidadã Baiana. “Esse é um instante de memória, reverência e ternura silenciada pela ausência”, discursou a presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, ao saudar a família de Wanda, representada na mesa pela irmã, Thelma Chase, e a bancada do PT, proponente da sessão, representada pela deputada Fátima Nunes.
Wanda faleceu na madrugada de quinta-feira passada (3.04), em Salvador. Inicialmente, a sessão estava marcada para o dia 13 de março, mas as complicações de saúde da jornalista adiaram a homenagem. Segundo a presidente Ivana Bastos, “é com ainda mais emoção que realizamos esta homenagem neste 7 de abril, data em que se celebra o Dia do Jornalista”. Uma coincidência, de acordo com a deputada, carregada de simbolismo, “como se o tempo também quisesse prestar sua reverência à mulher que fez do jornalismo não apenas profissão, mas missão de vida”.
Dirigindo-se à família de Wanda Chase, a chefe do Legislativo baiano afirmou que ela estava recebendo não apenas o título simbólico que o Estado da Bahia entregou a uma grande mulher. “Recebam, também, o nosso afeto, o nosso abraço coletivo e a certeza de que ela vive. Vive em cada canto de Salvador, nas redações, nas telas, nas salas de aula, nas lutas do povo preto e no coração de cada profissional”, assegurou, observando que Wanda, além de tudo, “foi uma referência”.
Ivana Bastos parabenizou todos os jornalistas da Bahia e do Brasil pela passagem do 7 de Abril. “Profissionais que, como Wanda, enfrentam os desafios diários de informar com ética, coragem e compromisso com a verdade”. A presidente da ALBA observou, também, que a partida prematura de Wanda Chase privou-a de participar das solenidades pelos 80 anos do Sindicato dos Jornalistas da Bahia, completados no próximo dia 14. E também privou os colegas e admiradores de ouvir o seu depoimento sobre os mais de 30 anos em que ela militou na comunicação baiana.
Participaram da homenagem, além de Thelma, os irmãos de Wanda, Nair e Jefferson, e vários sobrinhos. Também estavam na sessão as secretárias de Política para as Mulheres, Neusa Cadore; e de Igualdade Racial, Ângela Guimarães; os deputados estaduais Maria Del Carmen (PT), Marcelino Galo (PT), Ludmila Fiscina (PV), Marcone Amaral (PSD), Olívia Santana (PCdoB) e Raimundinho da JR (PL); o presidente da ABI, Ernesto Marques; a vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, Fernanda Gama; os jornalistas Casemiro Neto e Osmar Martins; e o músico Tonho Matéria.
*07.04.2025*
ALBA – Ascom
Gabinete da Presidência
71 3115-0966