Sessão especial pelos 55 anos de Emancipação Política de Simões Filho aconteceu nesta segunda

A equipe do LF News foi até Simões Filho cobrir a sessão especial na Câmara de Vereadores da cidade em alusão aos 55 anos de emancipação política da cidade, aconteceu na tarde desta segunda-feira e contou com a presença do prefeito Eduardo Alencar (PSD), do vice-prefeito, Neco (PT), do presidente da Câmara Joel Cerqueira (PT), do vereador e prefeito eleito Dinha (DEM), demais edis, autoridades e a comunidade.
Na oportunidade foi exibido um curta metragem com a história do município contada por moradores antigos de Simões Filho.

Sobre a cidade
O lugar era originalmente parte da área do Recôncavo onde desde o século XVII se instalaram os engenhos produtores da cana-de-açúcar.

O município foi criado a partir da emancipação do então distrito soteropolitano de Água Comprida, com sua denominação atual, em 7 de novembro de 1961, pela lei 1538. Seu nome homenageia o jornalista e político Ernesto Simões Filho, fundador do jornal A Tarde, ainda hoje existente.

A emancipação foi fruto de pleito da comunidade, em que teve destaque as atuações dos emancipadores: Walter José Tolentino Álvares, Altamirando Ramos, Noemia Meireles Ramos, Profª Maria Chaves, Padre Luiz Palmeira.
Integrando a Região Metropolitana de Salvador em 1973, por lei federal, desde esse período recebeu a instalação de diversas indústrias, sendo registrados mais de mil empreendimentos.

O pioneiro do saneamento no município foi Engenheiro Simões. Em 1929, quando adquiriu a fazenda “Engenho Novo”, providenciou a vinda de uma equipe de serviço de malária para executar os trabalhos de abertura de valas e córregos, a fim de exterminar a febre pelúcida que ceifava vidas, na antiga Água Comprida.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading