Sintomas, transmissão e tratamento: saiba mais sobre o novo coronavírus

 Sintomas, transmissão e tratamento: saiba mais sobre o novo coronavírus

O novo vírus que surgiu na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019, já possui cerca de 6 mil pacientes infectados e mais de 130 mortos. Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Sintomas 

Os principais sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Além disso também podem causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Transmissão

As formas de transmissão do vírus ainda estão sendo investigadas, no entanto, já existe confirmação de contaminação por contato. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. O diagnóstico do novo coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro).

Tratamento

Não há tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do novo coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como uso de medicamento para dor e febre, uso de umidificador de ambiente ou banho quente.

O Ministério da Saúde alerta a importância de procurar ajuda médica imediata, assim que surgirem os primeiros sintomas, para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading