STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão e decreta perda do mandato

 STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão e decreta perda do mandato

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou por unanimidade, nesta quarta-feira (14), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão pelos crimes de invasão de sistema informático e falsidade ideológica. A decisão também determina a perda do mandato parlamentar da deputada, que será efetivada após o trânsito em julgado da ação, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso.

Zambelli foi acusada pela Procuradoria-Geral da República de orquestrar a invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o auxílio do hacker Walter Delgatti, também condenado a oito anos de reclusão. Ambos terão ainda que pagar uma indenização de R$ 2 milhões. O relator Alexandre de Moraes afirmou que a deputada foi “instigadora” e “mandante” da ação, que classificou como “afronta à dignidade da Justiça”.

A defesa de Carla Zambelli contestou o julgamento, classificando-o como “injusto” e sem provas irrefutáveis. Os advogados esperavam que algum ministro pedisse vista do processo. Caso os recursos sejam rejeitados, caberá à Câmara dos Deputados declarar oficialmente a cassação do mandato da parlamentar.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.