STT encerra ações da Semana Nacional do Trânsito em Camaçari com reflexão sobre saúde mental

Com um momento de troca de experiências vividas durante a Semana Nacional do Trânsito, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT) encerrou a programação nesta segunda-feira (29), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). O encontro reuniu os diversos setores envolvidos nas ações realizadas entre os dias 18 e 26 de setembro.
O diretor-superintendente da STT, Edmilson Sousa, fez um balanço das atividades, que foram pensadas de forma integrada com a campanha Setembro Amarelo. “Unimos a Semana do Trânsito com essa perspectiva da saúde mental, e foram várias ações desenvolvidas. Tivemos a Viatura da Escuta, onde pessoas foram convidadas a entrar na viatura e conversar com um psicólogo, em uma escuta qualificada. Realizamos uma blitz educativa, em que motociclistas foram convidados a repensar seu papel no trânsito, inclusive com o depoimento de um cadeirante, vítima de sinistro de moto. Também promovemos diversas palestras em empresas, escolas e até em secretarias do nosso município. Foi uma semana extremamente positiva, e estamos aqui hoje finalizando esse ciclo”, frisou.
As ações foram desenvolvidas com a temática “Na Mente e no Trânsito, Escolha Viver”, por meio dos projetos Os Caminhos da Escola – Zona 30 e Transitando 360°.
Uma das iniciativas de destaque aconteceu em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), como explicou a policial Monalisa Pires, do Escritório Regional de Direitos Humanos. “A gente veio aqui para trabalhar com os funcionários da STT — tanto lideranças quanto servidores. Foi uma atuação voltada para um ambiente organizacional mais colaborativo, visando melhorar a comunicação interpessoal, trabalhar questões de propósito e reforçar a missão de servir no âmbito do serviço público. Foi muito proveitoso, tivemos muitas trocas durante as duas palestras”, relatou.
Outra ação relevante foi a palestra “Saúde Mental e os Desafios da Mulher no Trânsito”, promovida em parceria com a Secretaria da Mulher (Semu). “Foi incrível a palestra da STT lá na Semu. Teve grande adesão de mulheres, que puderam se expressar, falar de suas inseguranças e medos no trânsito. Um depoimento foi especialmente impactante: uma mulher contou que, ao realizar o sonho de comprar seu carro, passou a ter tanto medo da violência no trânsito que, até hoje, o veículo permanece parado na garagem”, contou a superintendente da pasta, Vilma Martins.
Também foram desenvolvidas atividades com as Secretarias da Saúde (Sesau), da Educação (Seduc) e de Serviços Públicos (Sesp), além da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e da Defesa Civil.
Mais uma ação destacada foi uma blitz educativa voltada para a conscientização de motociclistas, que contou com o depoimento do aposentado Jailton Ferreira da Silva, cadeirante e um dos fundadores da União das Pessoas com Deficiência de Camaçari (UDEC).
“Fui lá dar minha contribuição. Os motociclistas paravam achando que era uma blitz severa, mas mudavam de expressão quando descobriam que era educativa. Contei o que vivi no acidente de moto. Disse a eles que a pressa pode custar caro, pode tirar o corpo deles de circulação. Compartilhei minha experiência e as dificuldades que enfrento no trânsito quando as leis não são respeitadas”, disse Jailton, que ficou paraplégico após um acidente ocorrido na Gleba C, em 1989.
Ao final do encontro, os participantes foram convidados a replicar uma das ações realizadas durante a semana: a Árvore Amarela da Vida. Nela, as pessoas puderam pendurar mensagens de incentivo, conforto ou reflexão. A árvore cenográfica será encaminhada para a sede da STT.
Foto: Juliano Sarraf