Tamires Andrade celebra avanço histórico na alfabetização e destaca protagonismo das escolas de Lauro de Freitas

 Tamires Andrade celebra avanço histórico na alfabetização e destaca protagonismo das escolas de Lauro de Freitas

A secretária municipal de Educação de Lauro de Freitas, Tamires Andrade, destacou nesta semana os avanços significativos obtidos pelo município nas avaliações formativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Os resultados, aplicados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), comprovam a evolução contínua da aprendizagem nos anos iniciais da rede municipal.

As avaliações, realizadas com estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental ao longo de três ciclos em 2025, revelaram crescimento expressivo em todos os indicadores de alfabetização. No 2º ano, etapa decisiva do processo alfabetizador, a nota média em Escrita chegou a 6,0, com 53% dos alunos alcançando nível de desempenho alto. Em Matemática, o salto foi ainda mais marcante: de 17% de aprendizagens adequadas no ciclo I para 54% no ciclo III. Em leitura, 54% dos estudantes atingiram nível adequado.

Entre os alunos do 5º ano, que consolidam os anos iniciais, a rede também apresentou forte evolução. A nota média em Escrita chegou a 5,3, e a proporção de estudantes nos níveis satisfatório e avançado mais que dobrou, passando de 24% para 45%. Em Leitura, 61% dos alunos demonstraram desempenho adequado, e em Matemática o percentual subiu de 20% para 36% no ciclo final.

As escolas que obtiveram as maiores médias em Escrita no 2º ano incluem a Escola Municipal Quingoma, Escola Tia Lúcia, Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, Escola Municipal Vovó Ciça, Escola Municipal Senhora Valentina Silvina Santos, Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, Escola Municipal Cidade Nova, Escola Municipal Capitulino dos Santos, Centro Educacional Municipal Fênix e Educandário Mariza Pitanga — todas superando a média 7,0 e apresentando alunos com aprendizagem adequada.

De acordo com Tamires Andrade, os resultados refletem um trabalho contínuo e planejado da pasta. “Os números são resultado de formação continuada, acompanhamento pedagógico e do uso inteligente dos dados das avaliações. Isso mostra que a educação de Lauro de Freitas está avançando de forma consistente. Estamos garantindo que nossas crianças aprendam na idade certa e que cada escola tenha o apoio necessário para aprimorar suas práticas”, afirmou a secretária.

A articuladora municipal do programa, Antônia Alves, conhecida como Geny, também reforçou a importância do monitoramento pedagógico. De acordo com ela, o uso da plataforma CNCA-CAEd permite que os professores planejem com mais precisão, observando em tempo real as habilidades consolidadas e as que ainda necessitam de intervenção.

Com os avanços consolidados nas avaliações, Lauro de Freitas reafirma seu compromisso com a melhoria contínua da aprendizagem e a superação das metas nacionais para alfabetização.

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