TCA recebe encontro para debater normatização do ensino das técnicas circenses

 TCA recebe encontro para debater normatização do ensino das técnicas circenses

Aberto ao público, a 8ª Reunião da ABNT/CEE – Associação Brasileira de Normas Técnicas/Comissão Especial de Estudos de Circo pretende discutir no Teatro Castro Alves a normatização do ensino e técnicas de circo nesta terça-feira (16), das 10h às 17h. São esperadas autoridades, profissionais ligados à área da Cultura, escolas de Circo, estudiosos da área, engenheiros, representantes de associações, cooperativas, artistas de Circos Brasileiros e Internacionais e profissionais fabricantes e fornecedores de materiais para os circos.

O projeto está tratando em sua primeira fase de definições e vai definir sobre as nomenclaturas dos circos, verbetes comuns aos circenses, mas muitas vezes desconhecidos da população. Na sequência serão decididas as técnicas, profissões, ferramentas, números, aparelhos e tudo aquilo que faz parte do universo do Circo. O Núcleo de Artes Circenses da Diretoria das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e o Teatro Castro Alves, unidades da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, apoiam a realização.

Uma comissão, sob a coordenação do Engenheiro Ely dos Santos, se reúne mensalmente todas as terças-feiras de cada mês, sendo sempre acompanhada pelos representantes da ABNT. A comissão representa o Foro Nacional de Normalização, reconhecida da sociedade brasileira e confirmada pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais.

Para que haja maior participação das entidades que têm o mesmo objetivo, as reuniões são realizadas em locais distintos, e tendem a abranger a classe circense de todo o Brasil. Por consenso a CEE 223, já aconteceu em São Paulo – Capital e Interior (Campinas), Rio de Janeiro, Fortaleza- Ceará. E, também por consenso da Comissão dia 16 de agosto, acontecerá em Salvador.

Questão de classe – A União Brasileira de Circos Itinerantes (UBCI) procurou o apoio da ABNT para desenvolver este projeto por entender as dificuldades hoje encontradas pela classe circenses para obtenção de alvarás, documentos junto ao Corpo de Bombeiros e Prefeituras para o funcionamento dos Circos.

Vika Mennezes, coordenadora do Núcleo de Artes Circenses da Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA, foi responsável por articular que o encontro acontecesse em Salvador, por considerar de extrema importância para o setor e no intuito de incluir os circenses baianos na elaboração do projeto nacional. “Este é um passo decisivo para a normatização da atividade circense no estado e no país”, declara Vika.

A ABNT que é membro fundador da Organização Internacional de Normalização – ISO, da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas e da Associação Mercosul de Normalização e também membro da Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC, abriu espaço e abraçou o projeto.

Serviço:
8ª Reunião da ABNT/CEE
Quando: 16 de agosto, das 10h às 17h
Onde: Teatro Castro Alves, Praça Mario Macedo Costa, s/n – Salvador – BA

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading