Tecnologia de Reconhecimento Facial da SSP localiza 30 foragidos em apenas 72 horas na RMS

 Tecnologia de Reconhecimento Facial da SSP localiza 30 foragidos em apenas 72 horas na RMS

A tecnologia a serviço da segurança pública segue dando resultados expressivos na Bahia. Em apenas 72 horas, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) auxiliou na prisão de 30 foragidos da Justiça, em Salvador e cidades da Região Metropolitana (RMS), como Candeias, Camaçari, Itaparica, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Desde sua implantação, o sistema já contribuiu para a captura de 3.981 pessoas em todo o estado. Somente entre janeiro e o início de outubro de 2025, 1.595 indivíduos com mandado de prisão foram localizados — número que já supera as 1.132 capturas realizadas em todo o ano de 2024.

Entre os presos estão acusados de homicídio, roubo, tráfico de drogas, estupro, violência contra a mulher, porte ilegal de arma de fogo, estelionato e dívida de pensão alimentícia.

O sistema cruza imagens captadas em tempo real com o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quando há alerta com mais de 90% de semelhança, a equipe policial realiza a abordagem e confirma a identidade do suspeito por meio de protocolo de identificação humana.

Com resultados cada vez mais expressivos, o reconhecimento facial reafirma o comprometimento da SSP-BA com o uso de tecnologia e inteligência para fortalecer o combate ao crime e ampliar a segurança da população.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.