Tendência do PT apresenta nome de Ápio Vinagre para sucessão de Moema Gramacho; nome agrada partidos da base

 Tendência do PT apresenta nome de Ápio Vinagre para sucessão de Moema Gramacho; nome agrada partidos da base

Militante histórico do PT, Ápio reúne todas as qualidades dentro do partido para ser o nome do sucessor de Moema em Lauro de Freitas, principalmente no que tange a esta tendência da sigla partidária.

Desde 2017 está à frente da Controladoria Geral do Município, sendo reconhecido por todos como um dos responsáveis pela boa condução da gestão responsável do município.

A disputa pela cadeira do Poder Executivo em Lauro de Freitas parece ser apenas no campo da situação. A prefeita Moema Gramacho (PT) desfila seu prestígio político e de forma sutil, desafia a oposição do “ensaia, mas não estreia” a cada momento. O agrupamento que tenta colocar medo nas fileiras petistas não tem encontrado esforços suficientes para agregar as vaidades individuais e se afogam no mar da insignificância eleitoral.

Eis que um novo movimento no tabuleiro da Rainha pode sacudir o xadrez da escolha do nome que substituirá a poderosa na torre. A decisão da tendência do PT Quilombo Socialista de apresentar o nome do militante histórico Ápio Vinagre causou rebuliço até mesmo entre os aliados de Moema. Desde setembro desse ano, as peças se movimentavam com a convocação do petista – não apenas ser o coordenador da Tendência no município – para disponibilizar seu nome para a construção do nome a suceder a Moema, a partir de janeiro de 2025. Essa jornada aconteceu em várias reuniões que contaram inclusive com a participação e coordenação do saudoso Luiz Alberto, pela Coordenação Nacional da Tendência.

Apio é nome conhecido da política de Lauro de Freitas. Em 2000, quando poucas cabeças petistas se arvoravam a disputar a política da cidade contra João Leão, ele foi candidato a Vice-Prefeito, em chapa puramente petista, conquistando mais de 2000 votos, o que alguns dizer, ter sido o embrião mais consistente da conquista que viria quatro anos mais tarde, com Moema Gramacho.

Presidente do PT local, por duas gestões (2001-2005 e 2007-2009), coordenou com o partido, as campanhas que elegeram e reelegeram Moema em 2004 e 2008, respectivamente, quando conduziu com maestria a Secretaria de Governo, sendo responsável por uma série de Projetos de Lei, de autoria do Executivo, reconhecidos até hoje como norteadores de um conjunto significativos de políticas públicas daquele período para a cidade.

Desde 2017, Ápio Vinagre está à frente da Controladoria Geral do Município, sendo reconhecido por todos como um dos timoneiros da boa condução da gestão responsável do município. Advogado, Bacharel em Ciências Contábeis e um aficionado pelos estudos, com sua qualificação e experiência de mais de vinte e dois anos de gestão pública, com passagens no Legislativo municipal e federal, além do poder judiciário e executivos municipal e estadual, Vinagre pode ser a melhor aposta de Moema para a sua sucessão, pois seu nome desponta bem no partido e agrada aos aliados da prefeita, podendo assim, dar fim às especulações e tentativa de colocar a Rainha em xeque mate por qualquer outro candidato que não reúna condições políticas ou mesmo, não satisfazer ao eleitor de Lauro de Freitas.

Laços fortes – A relação entre Moema e Ápio é antiga e, remonta ao tempo do Sindiquímica, notadamente no período em que atuaram em diversas frentes de combate em favor dos trabalhadores dos ramos da indústria química, petroquímica, plástica e petroleira. Além de coordenador de campanha, foi secretário de suas gestões pelo quarto mandato consecutivo e, sempre, a despeito das eventuais insatisfações com seu jeito rígido de zelar pela coisa pública, é reconhecido inclusive pela oposição como um gestor sério e responsável. Também atuou sob seu comando na antiga Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, coordenando o Programa Vida Melhor Urbano e depois assessorando a Superintendência e o Conselho Estadual de Proteção dos direitos das Pessoas com Deficiência, tema sempre presente em algumas das suas produções acadêmicas.

Discreto em relação a esse tema, talvez pela prudência de quem é especialista em Direito Eleitoral e sabe, que muitas vezes as movimentações mais afoitas e espalhafatos podem render frutos não muito desejáveis, Ápio pouco ou quase nada fala sobre o tema, mas, apresenta-se como uma boa e positiva peça no xadrez da estrategista Moema Gramacho, que sabe que, em elegendo seu sucessor terá nele, sem sombra de dúvidas, um prefeito não apenas grato pela confiança, mas, acima de tudo, leal, na condução e na continuidade de seus mais importantes projetos sociais em curso na cidade de Lauro de Freitas.

Aliados – Representantes de partidos políticos de Lauro de Freitas enxergam a movimentação petista de forma natural e até mesmo, importante para o debate acerca da escolha de Moema. Sob condição de anonimato, um dirigente de legenda aliada da prefeita na Câmara Municipal, cada partido poderá demonstrar suas credenciais para o candidato ideal e isso pode acrescentar em legitimidade do tamanho de cada grupo político. Além disso, aponta que Ápio reúne condições plenas e tem a confiança da prefeita para ocupar o posto., bem como de aglutinar os aliados que ora estão disputando a preferência da Rainha no tabuleiro. “Ele é dedicado ao trabalho, sério e leal como pessoa e político. Cada partido agora tem que mostrar o que tem de melhor para Moema escolher e Ápio tem larga vantagem pois é do primeiro time de Moema, tem experiência de gestão e ela sabe que pode contar com ele para fortalecer o grupo político sem desmerecer ninguém que esteve junto”, disse o político ouvido.

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading