Terceiro dia do Lauro Folia teve pagodão, homenagem a capoeiristas e muita animação no Centro da cidade

 Terceiro dia do Lauro Folia teve pagodão, homenagem a capoeiristas e muita animação no Centro da cidade

O carnaval da paz, amor e alegria, tema do Lauro Folia 2020, levou milhares de foliões aos circuitos da folia neste domingo (23). A festa começou com bailinhos infantis na Itinga e no Centro, e com o desfile dos blocos pelos circuitos da folia. No período da tarde foram iniciados os shows em um trio parado na Praça da Matriz. Além da animação já característica do Carnaval, blocos homenagearam a capoeira e o Levante do Joanes.

O Bloco Mestre da Ginga, estreante no Carnaval, responsável pelas homenagens aos capoeiristas da cidade, lembrou ainda os 206 anos do Levante do Joanes. Ocorrido em fevereiro de 1814, o evento teria sido precursor da Revolta dos Malês, de 1835, em Salvador. Animado pela cantora Gabriela Oliveira, que cantou canções de sucesso da axé music, o bloco também levou ao Circuito Sivú integrantes dos Movimentos de Pessoas Com Deficiência (PCD), de mulheres, LGBT e transformistas, com o objetivo de chamar atenção também para o respeito às diferenças.

Muito esperado pelo público, o pagodão da Banda Pegadeira lotou a Praça da Matriz. Flávia Santos, de 20 anos, moradora da Vila Praiana, fã de carteirinha do grupo, foi ao Carnaval para ver a apresentação da banda. “Sou fã, acompanho todos os stories no Instagram, eles sempre arrasando. Esse é o segundo show que eu vou, gosto porque eles fazem o pagodão da Bahia, são daqui de Lauro e vêm conquistando muita gente.”

A noite também foi dos fãs da sofrência do Kart Love. Rosileide Gomes, do Bairro do Caji, adora a banda, mas nunca tinha conseguido ir a um show. “Estou adorando o show, gosto muito deles, sempre fui fã mas nunca tinha ido em um show, hoje tive essa oportunidade” A banda foi mais uma das atrações do trio parado, que também foi palco para o Pagode do Lú e a Hit Soul.

O Lauro Folia atraiu ainda gente de longe. Márcia Silva veio do Rio de Janeiro para curtir o carnaval de Lauro. “Já tem dois anos que participamos do Carnaval daqui no Bloco Aqui Não Xexênia, a convite do meu esposo, que é daqui de Lauro de Freitas. Viemos com um grupo de 14 pessoas, todas do Rio, e estamos adorando a festa, ano que vem queremos trazer mais gente”. Márcia e o grupo de amigos fazem parte do Cacique de Ramos, bloco já tradicional no carnaval da capital carioca.

Além das atrações que se apresentaram nos blocos dos circuitos oficial e alternativo, dos shows da Praça da Matriz, e dos Bloquinhos Infantis, o domingo de carnaval também abriu espaço para o rock da Banda Toca Raul, que se apresentou no palco alternativo montado no Centro da cidade. Também passaram pelo local os grupos Kaos MC, Nailton Trap, e a Banda o Barro.

Operação carnaval

A festa, realizada com apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e do Conselho Municipal de Política Cultural, conta com esquemas especiais de serviços, a exemplo do atendimento em saúde e limpeza, e controle do trânsito nos circuitos, entorno, e principais vias do município, além da parceria com a Política Militar, responsável pela segurança, e do Corpo de Bombeiros. A programação completa da festa pode ser acessada no site www.laurodefreitas.ba.gov.br/carnaval2020.

#Laurofolia2020

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

23/02/2020

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading