Trabalhadores celebram 1º de maio com participação na 1ª Corrida da Classe Trabalhadora

 Trabalhadores celebram 1º de maio com participação na 1ª Corrida da Classe Trabalhadora

O 1º de maio, data que marca o Dia do Trabalhar, foi celebrado em Camaçari de forma inédita. Promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), a 1ª edição da Corrida da Classe Trabalhadora reuniu 1.000 atletas para percorrer 5 km em diversas ruas e avenidas da cidade. O trajeto iniciou na Praça dos 46, por volta das 7h30.

Antes da largada, os participantes vivenciaram um momento de interação e aquecimento. Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano destacou a felicidade em ver a cidade colorida e motivada.

“Cada dia que passa a população que faz esporte na cidade tem nos ensinado, cada dia a gente aprende um pouquinho mais. Estamos caminhando para fazer dessa cidade, uma cidade do esporte, referência na nossa região. Aproveito também para parabenizar cada trabalhador e cada trabalhadora. Dizer que estamos juntos, com o objetivo de ver nossa querida Camaçari cada dia melhor, com mais oportunidades e qualidade para o nosso povo”, disse o gestor municipal.

O titular da Sejuv, Téo Ribeiro, comemorou o sucesso do evento e a expressiva participação da comunidade, projetando que, nos próximos anos, a iniciativa se torne parte do calendário oficial de eventos esportivos do município.

“Esse evento vai entrar para o calendário esportivo da cidade, estamos buscando isso, até porque já tem um projeto de lei tramitando na Câmara de Vereadores para que seja todo ano e se torne oficial essa corrida, uma tradição. A gente não podia deixar uma data como o dia 1º de maio sem ter a marca do trabalhador”, avaliou o secretário, relembrando que no dia 18 de maio, o município também sediará a Corrida do Servidor. “O trabalho não para e o esporte em Camaçari será cada vez mais ativo”, completou.

Morador do bairro Jardim Limoeiro, Roberto Araújo, 37 anos, trouxe a turma de amigos para participar. Um dos representantes do grupo Sheik Run, que começou com três integrantes e atualmente é formado por cerca de 30 corredores, o empresário falou sobre os benefícios do esporte.

“A gente que já corre sabe dos benefícios do esporte, que vão além dos ganhos estéticos. Ter iniciativas assim como essa no município, são essenciais para o crescimento do esporte na cidade e incentivo à busca por qualidade de vida”, iniciou Roberto deixando, na sequência, um recado motivacional para quem ainda está pensando em aderir, sobretudo à corrida. “Só vem, nem pensa. Você só tem a ganhar”, encorajou.

Amizade que fomenta o esporte, tem a probabilidade de um vínculo longíquo, estimado em 99,9%. Assim brincou a dupla Itana Sielle, 44 anos, e Laís Bahia, 24 anos. Amigas há cerca de dois anos, elas contam que se conheceram no trabalho. Itana, envolvida com a prática de atividade física há muitos anos, sempre incentivava Laís. Hoje, na Corrida da Classe Trabalhadora, as duas vivenciaram um momento marcante: a primeira competição.

“Estava bem ansiosa. É a primeira vez que participei de um evento assim. Vim não com o objetivo de ganhar, mas de diversão mesmo, de celebração. Com certeza é um dia que vai ficar na história”, endossou Laís, que é técnica de laboratório e moradora do bairro Verde Horizonte.

Celebrado internacionalmente, o Dia do Trabalhador remete à luta histórica por direitos e melhores condições de trabalho.

Fazendo uma analogia com a simbologia da data, Sirlene Silva Santos, 53 anos, afirmou que comemorar o 1º de maio com uma atividade voltada à prática de exercício físico fomenta o olhar para o cuidado com a saúde e promoção de atividades que estimulam uma melhor qualidade de vida. Ela, por exemplo, iniciou a rotina de atividades físicas há mais de 10 anos, para vencer a obesidade. Hoje, vitoriosa, se define uma apaixonada pelo esporte, em suas mais variadas modalidades.

“A corrida alivia o estresse e promove a socialização. Não temos aqui somente atletas correndo. Essa ideia foi muito oportuna, uma oportunidade de mostrar ao trabalhador e aos empregadores a importância do cuidado com a saúde, de fomentar que as pessoas cuidem e procurem atividades prazerosas. Uma das lutas do trabalhador atualmente é pela saúde mental e a atividade física é uma forte aliada na prevenção e, também, no tratamento desses transtornos”, endossou a moradora do bairro Piaçaveira.

A corrida, com duração de aproximadamente 2 horas, percorreu os bairros da Gleba C e Phocs I e II, em ruas como a Itabuna e a Abaré. Todos os participantes receberam o kit do atleta, composto por camisa oficial, viseira, ecobag, garrafa de água e o número de peito para identificação.

O destino final da corrida foi novamente a Praça dos 46, onde ocorreu a cerimônia de premiação para os três primeiros colocados das seguintes categorias, tanto feminino quanto masculino: geral; 16 a 19 anos; 20 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos; e 60+ anos; além das categorias especiais PCDs (Cadeirantes); PCDs (Andantes); e Servidores Aposentados.

Foto: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.