“Trabalhamos para universalizar até 2026″, diz ministra da Saúde nos 20 anos da Samu

 “Trabalhamos para universalizar até 2026″, diz ministra da Saúde nos 20 anos da Samu

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, fez uma postagem, neste domingo (28),  que o governo trabalha “para universalizar o Samu até 2026″. A publicação foi feita em homenagem aos 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Brasil. 

Nísia lembrou que o serviço foi criado no primeiro mandato do atual presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2023, e o categorizou o serviço como “essencial para salvar vidas”. 

“Parabéns aos profissionais de saúde e socorristas que ajudaram a escrever e seguem escrevendo a história do Samu, um serviço básico para o respeito à vida e a universalização do cuidado!”, disse a ministra.

O Samu foi instituído por Lula por meio do Decreto 5.055. Desde o início, ficou estipulado o número de telefone 192 para receber os pedidos de atendimento. Atualmente, também é possível solicitar por meio do aplicativo Chamar 192.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.