Tradicional lavagem dá a largada para Festival de Arembepe 2025

No sábado (29), será realizada a tradicional lavagem de Arembepe, celebração que, a partir das 9h, dá início ao Festival de Arembepe 2025, evento que encerra o ciclo das lavagens e festas populares no município. A São Francisco de Assis, santo católico padroeiro da localidade, serão rendidas todas as honras do dia.
O cortejo, que marca a parte sagrada da festa, partirá da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, na rótula da Volta do Robalo. De lá, seguirá rumo à Paróquia São Francisco de Assis, num trajeto aproximado de 2 quilômetros (km) até a Praça Salustiano Santiago de Sousa (antiga Praça das Amendoeiras), localizada à beira-mar.
Durante a procissão, está prevista a participação de 20 grupos culturais locais, encabeçado pela ala de baianas. Integrarão o trajeto as charangas da Banda Status, Caraípa, Big Band e Tropicana, além dos grupos de capoeira Fatumbi, Ligeira e Abolição. Ainda farão parte do percurso os grupos Samba de Caboclo de Parafuso, Movimento Percussivo Beira de Rua, Afoxé Omô Izô, Raízes da Terra, Boi Tricotado, Regional Afro Style Contemporâneo, Procurando Arte (circense), Som do Timbal, Samba de Roda Nativas de Arembepe, Arte em Movimento, Grupo Contemporâneo Ancestral e Guerreiros do Brasil.
Realiza pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov), a programação do Festival de Arembepe prosseguirá no sábado, a partir das 13h30, com a parte profana do evento, quando tem início o desfile dos blocos independentes.
No mesmo horário, o Palco da Diversidade, localizado na Praça Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros), recebe atrações locais e regionais. Enquanto na Arena Principal (Palco Katita), artistas, também de projeção nacional, se apresentarão a partir das 18h. No domingo (30), essa dinâmica se repete.
Segunda-feira (31), as atividades se alternarão entre os blocos independentes, que saem às ruas entre 14h e 16h, e as atrações artísticas do Palco da Diversidade, que animarão o tradicional Baile dos Coroas a partir das 18h.
Foto: Patrick Abreu