Tranquilidade e atendimentos no Centro marcam a 3ª edição do Lauro Fila Zero

 Tranquilidade e atendimentos no Centro marcam a 3ª edição do Lauro Fila Zero

A Prefeitura de Lauro de Freitas deu início nesta segunda-feira (21/7), à terceira edição do programa Lauro Fila Zero, que desta vez acontece na Praça João Tiago dos Santos, popularmente conhecida como Praça da Matriz, no Centro da cidade. De forma tranquila, a ação, oferece gratuitamente consultas médicas, exames e outros procedimentos de saúde e nesta etapa, contemplando moradores que residem nas comunidades de Lagoa dos Patos, Pitangueiras, Vila Praiana, Chafariz, Ipitanga, Centro, Vilas do Atlântico, Jockey Club, Vila Mar, Lagoa da Base e Aracuí.

O programa, que já beneficiou mais de 13 mil pessoas nas edições anteriores, é um marco na saúde municipal e simboliza um novo tempo na gestão da saúde pública. A ação acontece em um momento especial para o município, próximo à celebração dos 63 anos de emancipação política de Lauro de Freitas, comemorados no próximo dia 31 de julho. “A nossa missão é cuidar de gente, e o Lauro Fila Zero tem sido uma ferramenta poderosa para garantir que a população tenha acesso a uma saúde mais ágil, resolutiva e humanizada. Estamos avançando com dignidade e respeito às pessoas”, afirmou a prefeita Débora Regis durante o lançamento da terceira edição.

Nas duas primeiras edições, realizadas nos bairros de Itinga e Vida Nova, foram contabilizados cerca de 62 mil procedimentos, entre exames, consultas médicas e agendamentos em clínicas especializadas. Agora, a expectativa é ampliar ainda mais esse alcance, levando cuidado e atenção às comunidades do Centro e adjacências.

Os atendimentos incluem exames laboratoriais, oftalmológicos, ultrassonografias, exames de Doppler, ecocardiograma (ECO), eletrocardiograma, mapa, holter e atendimento médico especializado. Os procedimentos que não puderem ser realizados no local serão devidamente agendados pela equipe de Regulação Ambulatorial em clínicas da rede contratualizada.

De acordo com a titular interina da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Elba Brito, o programa segue fortalecendo a política de descentralização do acesso aos serviços e diminuindo a fila de espera por consultas e exames da regulação. “O Lauro Fila Zero é uma resposta concreta da gestão municipal às demandas acumuladas da população. Nosso objetivo é eliminar as filas e levar o atendimento para perto de quem mais precisa”, disse.

Além dos atendimentos, o clima foi de gratidão entre os moradores atendidos. Dona Benedita de Sena Andrade, de 72 anos, falou sobre o quanto esperou para realizar os exames. “Eu estava com exames pendentes há quase dois anos e nunca conseguia fazer. Agora, graças ao Fila Zero, vou conseguir fazer os exames e ainda marcar outros que estavam atrasados. Já estou com consulta marcada com o ortopedista, algo que eu esperava há muito tempo. Marquei na segunda-feira e já estou sendo atendida. Graças a Deus, deu tudo certo para mim e para muita gente. Todo mundo aqui está satisfeito, porque esperou muito por isso. Só tenho gratidão à prefeitura e a todos os envolvidos.”

Elenita Nascimento de Jesus, 58 anos, falou da importância da ação. “A gente estava há muito tempo esperando, com exames agendados na regulação, aguardando ser chamado. Essa oportunidade agora foi muito boa. Porque estamos conseguindo fazer todos os exames. Foi uma bênção”, disse animada.

O Lauro Fila Zero segue com atendimentos nos próximos dias. A ação é coordenada pela SESA, com apoio da Diretoria de Regulação do SUS [Sistema Único de Saúde], além de diversas equipes multiprofissionais, com a meta de ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera por serviços de média complexidade no município.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.