agosto 25, 2019

970×90

Último dia do ‘Prefeitura em Ação’ na Caixa D’ Água foi marcado pela solidariedade

Último dia do ‘Prefeitura em Ação’ na Caixa D’ Água foi marcado pela solidariedade

Mais de mil atendimentos foram realizados durante os três dias do Prefeitura em Ação realizado no bairro de Caixa D’ Água, em Lauro de Freitas. O projeto instalou de quinta-feira (23) até este sábado (25), na Praça do Caji, stands com serviços como consultas médicas, aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação humana e animal, além de testes rápidos ofertados das 9h às 14h. 

“Trazemos para perto da comunidade os serviços ofertados no cotidiano. Caixa D’ Água está prioritariamente recebendo esta ação neste momento em que estamos intensificando os serviços da atenção básica, saúde da família, profilaxia, assistência social e demais intervenções “, explicou a prefeita Moema Gramacho. 

O bairro foi um dos mais afetados pelas enchentes que atingiram o município no início deste mês.  Dez famílias ainda permanecem instaladas na Casa Abrigo provisória disponibilizada pela Prefeitura. No local, além de toda assistência, adultos e crianças recebem mantimentos e alimentação diariamente. Para a dona de casa, Lindalva Soares, a atenção da gestão com os moradores da região é uma maneira de fortalecê-los. “Recebemos todo apoio e assim sentimos que não estamos sozinhos”, contou ela que teve sua residência inundada. 

Doações mobilizam comunidade

Sensibilizados com o drama das famílias da Caixa D’ Água, policiais lotados na Base Comunitária de Itinga mobilizaram a comunidade e conseguiram arrecadar cerca de 400 quilos de roupas, calçados e cobertores e mais 100 kits de higiene pessoal. “Nós mobilizamos através das redes sociais. É a primeira vez que realizamos uma campanha grande como essa e o sentimento é de gratidão a todos que colaboraram”, disse o capitão Hugo Marciel.

Empresas, associações   e instituições religiosas também se solidarizaram e voluntariamente doaram alimentos, fraldas descartáveis infantis, cestas básicas e roupas. Todo material foi entregue neste sábado durante o Lauro de Ação. “Essa prefeita cuida do povo, com olhar de amor, com humanidade. Hoje eu sinto que Caixa D’ Água é importante para Lauro de Freitas, tanta gente se uniu, se mobilizou por nós isso é reconfortante”, declarou o morador e voluntário Jackson Moreira. 

Acompanhada dos vereadores e secretários, Moema informou que enviou para a Câmara dos Vereadores de Lauro de Freitas um projeto de Lei que amplia o valor do Bolsa Aluguel de 200 reais para 300. “Atualmente temos cerca de 1000 famílias no programa Bolsa Aluguel, esse valor será destinado a novos contratos”, explicou.

Stands da Prefeitura em Ação atrairam moradores para os cuidados com a saúde e orientação social. Aguardando sua vez de ser atendida para exame preventivo, dona Alda Soares contou que não descuida da saúde.  “Eu faço esse exame uma vez por ano, é muito importante para nós mulheres e hoje fazer em meu bairro foi tão bom porque otimizou meu tempo”, disse. 

Diante da alta procura, o secretário da Saúde e médico Vidigal Cafezeiro arregaçou as mangas e começou a atender gestantes e pessoas com crianças. “Trouxemos para aqui vacinação, distribuição de hipoclorito, repelentes, atendimento odontológico, clínico, exames preventivos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite. Essa ação é positiva no sentido de trabalharmos a prevenção. Cuidar da saúde para não adoecer”, falou. 

Em um ponto montado na Igreja Assembleia de Deus, foram realizados cadastros para o Bolsa Família e Cartão SUS, além de encaminhamentos da Regulação de Saúde e Passe do Idoso. As secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Serviços Públicos (Sesp), Meio Ambiente (Semarh) e Trânsito e Transporte (Settop) também deram sua contribuição. Outras ações como a intensificação da limpeza das ruas, troca de postes e lâmpadas, pinturas de meio-fio e serviços de tapa-buraco, também foram realizados na comunidade.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde
%d blogueiros gostam disto: