“Uma emoção para o nosso país”: Trump celebra eleição do primeiro papa americano, Leão XIV

 “Uma emoção para o nosso país”: Trump celebra eleição do primeiro papa americano, Leão XIV

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social para parabenizar o cardeal Robert Francis Prevost, recém-eleito Papa Leão XIV. Em uma publicação entusiasmada, Trump destacou a importância histórica da escolha de um norte-americano para liderar a Igreja Católica. “É uma honra reconhecer que ele é o primeiro papa americano. Que emoção para o nosso país. Mal posso esperar para conhecer o Papa Leão XIV”, escreveu o presidente.

Após quatro votações no conclave, o Vaticano anunciou a escolha de Prevost como o 267º pontífice da Igreja, sucessor de Francisco, falecido em 21 de abril. Nascido nos Estados Unidos, Prevost tem forte ligação com a América Latina, especialmente pelo trabalho missionário que realizou no Peru durante a década de 1980. Antes da eleição, ocupava cargos estratégicos na Santa Sé, como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Com um perfil considerado reformista, Leão XIV se emocionou em sua primeira fala como papa e defendeu a união da Igreja por meio do diálogo. “Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não vai prevalecer”, declarou. Ele também agradeceu a Francisco, seu antecessor, reforçando a continuidade de uma Igreja mais aberta, nos mesmos moldes das reformas promovidas nos últimos anos.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.