União confirma pré-candidatura de Caiado, não decide sobre Elmar e novos partidos declaram apoio a Motta
O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, disse nesta quarta-feira (6) que o partido aposta na pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para a presidência da República em 2026. Rueda fez a declaração durante o evento “Prefeitos de Sucesso” da Fundação Índigo, presidida pelo ex-prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto.
“Caiado é um pré-candidato, é um cara muito importante para o partido é um personagem nacional. Ele tem todos os predicados e tem muitas condições. Mas como eu digo, ficando longe desses extremos. Na medida que ele conseguir ficar longe desses extremos e entrega ele tem de mais. Porque ele foi o governador mais bem avaliado no Brasil por diversas vezes. Então assim, todos os predicados ele tem”, disse o presidente do União Brasil.
O encontro da Fundação Índigo, organizado por ACM Neto, contou com a presença de parlamentares, prefeitos, vereadores e lideranças do partido. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve presente no evento e também falou sobre o apoio à candidatura presidencial do governador de Goiás.
“A pauta da segurança não tenho dúvida que será o principal debate das eleições presidenciais de 2026. O nosso pré-candidato a presidente, Ronaldo Caiado, tem um case, um modelo de sucesso implantado em Goiás”, disse o prefeito de Salvador.
O governador Ronaldo Caiado não participou do encontro do União Brasil. Nesta quarta, Caiado participou da entrega de obras e serviços hospitalares do Novo Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi, em Goiânia.
No evento da Fundação Índigo, os dirigentes do partido não fizeram qualquer menção à candidatura do deputado Elmar Nascimento à presidência da Câmara em 2025. O deputado relatou nesta terça (5) o projeto que regulariza o pagamento das emendas parlamentares, mas não se pronunciou sobre a permanência de sua candidatura, nem mesmo quando se reuniu com a sua bancada.
Enquanto o União Brasil e o deputado Elmar não decidem o futuro da candidatura à sucessão de Arthur Lira, o candidato oficial do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), continua amealhando apoios de bancadas partidárias. Nesta quarta, outros três partidos anunciaram apoio a Motta: o PRD, o Solidariedade e a Rede.
Juntas, as bancadas têm 11 deputados (Cinco do Solidariedade, cinco do PRD e um da Rede). Com mais esses três anúncios de apoios, a aliança em torna da candidatura do deputado Hugo Motta já conta com 15 agremiações, que alcançam um total de 385 deputados.
Solidariedade e PRD estavam até esta quarta na composição de partidos que apoiavam Elmar Nascimento. Com mais essas desistências, apenas União Brasil e o Avante seguem apoiando o deputado baiano.
Além desses partidos, apenas o PSD, que oficialmente mantém a candidatura do deputado Antonio Brito, o Novo e o Psol ainda não aderiraram à campanha do deputado Hugo Motta. O Psol ocasionalmente apresenta candidaturas próprias para marcar posição nas disputas, e o Novo ainda não se pronunciou se seguirá com Motta, se lançará candidato ou se deixará que a escolha seja individual entre seus quatro deputados federais.