Unidades de Saúde recebem iluminação para campanha do Outubro Rosa

 Unidades de Saúde recebem iluminação para campanha do Outubro Rosa

Com o início do Outubro Rosa, a secretaria de Saúde de Lauro de Freitas iluminou as unidades de saúde para alertar a prevenção do câncer de mama. Os equipamentos que receberam a luz rosa foram os postos Nelson Barros, a Central de Regulação e o PA Santo Amaro (pronto de atendimento especializado para o Covid-19).

O movimento de iluminação trabalha com ações voltadas à conscientização e prevenção desse tipo de câncer, com o objetivo de informar e promover o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Aproveitando a oportunidade é um período que também onde as ações de Combate ao Câncer de Colo do Útero são potencializadas.
Em 2020, tendo em vista a pandemia Covid-19, o município de Lauro de Freitas realizará ações sistemáticas buscando evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades de Saúde em respeito aos decretos municipais.
Assim, todas as Unidades de Saúde da Família realizarão as seguintes atividades:
Busca ativa das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos que não realizaram Mamografia de rastreamento nos últimos dois anos;
Agendamento de consulta de Atenção à Mulher com encaminhamento para a realização de Mamografia;
Intensificação dos Preventivos Ginecológicos priorizando mulheres na faixa etária de 20 a 49 anos;
Atividades educativas em Sala de Espera nas Unidades de Saúde para as pessoas que aguardam atendimento realizado pelos diversos profissionais;
Encaminhamento específico para atendimento especializados das mulheres com exames alterados.
O autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de autocuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês. Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano. Cuide-se e previna-se.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading