UPB recebe comitiva de prefeitos do Piauí para ampliar articulação a favor dos municípios do Norte e Nordeste

 UPB recebe comitiva de prefeitos do Piauí para ampliar articulação a favor dos municípios do Norte e Nordeste

Com o objetivo de fortalecer a articulação entre as associações municipalistas do Norte e Nordeste, a União dos Municípios da Bahia (UPB) recebeu neste sábado (12) uma comitiva de prefeitos do Piauí, liderada pelo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra. A visita teve como propósito estreitar o diálogo institucional, promover a integração entre os estados e articular ações em defesa de pautas comuns, como o enfrentamento das desigualdades históricas que afetam o desenvolvimento das cidades da região.

Durante o encontro, foram discutidas pautas prioritárias do movimento municipalista, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que trata das dívidas previdenciárias e precatórios. Também entrou em pauta o Projeto de Lei Complementar 51/2021, de autoria do senador baiano Jaques Wagner (PT), que propõe a redução da alíquota do INSS do município considerando a receita líquida per capita.

“Os municípios querem pagar suas dívidas, mas é preciso que isso ocorra de forma justa, de acordo com sua capacidade, respeitando a receita per capita de cada cidade”, afirmou o presidente da UPB, Wilson Cardoso.

Outro tema debatido foi a PEC 12, que trata da unificação das eleições, prevendo mandato de cinco anos para chefes do Executivo e sua inelegibilidade para o mesmo cargo no período subsequente.

Congresso dos prefeitos do Norte e Nordeste

Uma das principais propostas debatidas foi a realização de um congresso de prefeitos do Norte e Nordeste, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências, o fortalecimento das associações e a definição de uma agenda comum para pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal por políticas públicas estruturantes. “Vamos promover essa grande união das Associações do Norte e Nordeste para que a gente possa fazer essa defesa dos nossos municípios”, reforçou Cardoso.

A comitiva piauiense destacou a importância da aproximação entre os estados e reconheceu a UPB como referência nacional no municipalismo. “Estamos muito satisfeitos com a recepção de cada um de vocês. Somos estados vizinhos e precisamos dessa aproximação. O Piauí está de portas abertas para colaborar com a UPB sempre que necessário. A união é o que faz a força”, afirmou o presidente da APPM, Admaelton Bezerra, acompanhado dos prefeitos Lécio Gustavo (Alvorada do Gurguéia), José Sávio (Lagoa do Sítio), do assessor jurídico Waldemar Fernandes e da equipe de comunicação.

A reunião contou ainda com a presença de diretores da UPB, entre eles os prefeitos Vítor do Povo (Santanópolis), Danilo Sales (Várzea da Roça), Reges Aragão (Ituberá), Carlos Matos (Riachão do Jacuípe), Branco Sales (Cardeal da Silva) e Júnior Piaggio (Ipecaetá), reforçando o comprometimento da entidade com a articulação regional e a defesa dos interesses dos municípios nordestinos.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.