Usuários do CAPS II usam a arte para expressar sentimentos durante Sarau

 Usuários do CAPS II usam a arte para expressar sentimentos durante Sarau

Seu Raimundo Nonato escolheu o terno mais bonito para apresentar o seu poema “Minha madrinha é a minha princesa” no Sarau de Arte e Letra do CAPS II Eduardo Araújo, realizado na manhã desta quinta-feira (15) no pátio da unidade, no bairro do Caji. A ação celebrou a passagem do Dia Nacional das Artes comemorado no último dia 12 de agosto e revelou o potencial dos usuários do equipamento em expressar seus sentimentos e percepções através das canções, poesias, artesanatos e cartazes.

De acordo com a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Graziela Borges, através da arte os usuários do equipamento podem encontrar maneiras de se conectar com o que é belo. “É o momento de colocar os sentimentos na superfície de outras maneiras, faz parte também do processo de reintegração. Tudo é feito de forma lúdica e prazerosa propiciando um estímulo ao potencial dos assistidos abrindo para eles um novo canal de comunicação com o mundo”, avaliou.

Sobre as mesas, os artesanatos confeccionados durante as oficinas terapêuticas revelam o cuidado e o amor com que é feito. Quadros, bonecas, porta-retratos, animais em papel machê serviram de cenário para a usuária do equipamento Isabel dos Santos cantar as canções “Querida” e “Girassol”. Já a assistida Cátia Maria recitou o poema de Guimarães Rosa “O correr da vida embrulha tudo” que fala sobre os caminhos que a vida percorre.

O CAPS II Eduardo Araújo foi implantado em 2006, durante a primeira gestão da prefeita Moema Gramacho à frente do executivo de Lauro de Freitas. Atualmente cerca de 1.500 pessoas recebem os atendimentos no CAPS II em arte terapia, acompanhamento com assistente social, psicólogo, psiquiatra e educador físico. “Aqui os usuários participam diariamente das oficinas terapêuticas e também são atendidos individualmente pela equipe multidisciplinar. A unidade conta com uma farmácia onde são dispensados os medicamentos”, completa Graziela.

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Edgard Copque

ASCOM/PMLF

09/08/2019

Tel.: 3288 – 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading