Usuários do CRAS Itinga 1 participam de ação em alusão ao Setembro Amarelo

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), realizou na última quarta-feira (17/9), uma programação especial em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado a prevenção ao suicídio e conscientização sobre os cuidados com a saúde mental. O encontro aconteceu no Teatro João Gilberto, localizado na Praça do Esporte e da Cultura (PEC 3000), reunindo cerca de setenta usuários atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinga 1.
A abertura da atividade contou com uma apresentação teatral conduzida pela equipe da Polícia Militar da Bahia, que abordou histórias de personagens que passaram por questões relacionadas aos tipos de violência contra a mulher e os seus direitos. Em seguida, uma dinâmica interativa promoveu acolhimento, diversão e fortalecimento de vínculos e da autoestima para os assistidos. Dentre a programação, aconteceu uma palestra com o tema “Prevenção ao suicídio: você não está sozinho, sua vida importa”, ministrada pela psicóloga da SEMDESC, Erica Alves, que trouxe discussões acerca da necessidade do cuidado com a saúde mental, como forma de combate aos diversos fatores que influenciam à depressão e ao suicídio.
A secretária da SEMDESC, Diana de Souza, destacou a importância de falar sobre o assunto. “Esta é mais uma iniciativa para sensibilizar as pessoas que elas não estão sozi-nhas e que podemos ajudá-las a procurar o melhor caminho para sanar os seus proble-mas”, destacou Diana.
A coordenadora do CRAS Itinga I, Paula Castro, explicou que a ação foi pensada para demonstrar o cuidado, empatia e a certeza de que a comunidade será sempre acolhida, “Falar sobre prevenção ao suicídio é fundamental para reforçar que aqui somos um espaço de acolhimento, de escuta e que transforma vidas”, ressaltou Castro.
O encontro mostrou para os beneficiários que o cuidado com a saúde mental vai além das informações. Estar em grupos, compartilhar experiências, buscar ajuda e acolhimento contribui para fortalecer vínculos e renovar a esperança.