Verão começa com cara de inverno: o que esperar da estação que inicia nesta sexta (22)

 Verão começa com cara de inverno: o que esperar da estação que inicia nesta sexta (22)

Com o início do verão se mostrando bastante cinzento, as expectativas de sol estão diminuídas. Os primeiros dias de verão em Salvador serão de chuva e temperaturas baixas, segundo o meteorologista Laurizio Alves. Com o início do verão chegando nesta sexta-feira (22), a vontade de ir à praia e realizar atividades ao ar livre com um tempo ensolarado estão ainda a alguns dias de se concretizarem.

“No fim de semana, a tendência é de céu claro a parcialmente nublado, que são os dias 23/12 e 24/12. Mas essa previsão é atualizada todos os dias, então pode ocorrer mudanças”, conta Laurizio.

“Cheguei de São Paulo ontem (21) e esperava ser recebida por bastante sol e calor, mas o céu amanheceu bastante nublado e precisei cancelar meus planos de ir à praia nos próximos dias”, lamentou a estudante Suanne Swierczynski.

Nas últimas 24h foram registrados 78,5mm de chuva em Salvador, — quantidade registrada no Alto do Cabrito — segundo apontou a Defesa Civil da cidade (Codesal) em boletim enviado por volta das 10h40 desta quinta-feira (21). A normal climatológica esperada para todo o mês de dezembro era de 63,4 milímetros. Porém, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados de chuva superiores aos 50 milímetros.

Devido ao fenômeno de vórtices ciclônicos de altos níveis (VCAN), a cidade de Salvador recebeu chuvas, raios e ventos fortes. O VCAN atinge diversas regiões do país, enquanto o seu centro não possui chuva, as periferias desse sistema são atingidas com uma força intensa. “É por isso que a gente tem chuva mais intensa aqui no Nordeste. Já na região mais ao sul, sudeste do país, tem uma redução dessa chuva por conta da atuação desse fenômeno. Como ocorreu dia 20 e 21 aqui em Salvador, com as chuvas mais intensas”, disse Laurizio.

O início das manhãs neste início de verão terá chuvas fracas e a temperatura deve variar entre 22 °C e 29 °C, que são consideradas temperaturas relativamente baixas para a capital. No entanto com a entrada do novo ano somado a nova estação, o aumento das temperaturas será uma realidade.

Os meses de janeiro e março devem superar “a máxima climática aqui da capital, que é de 31,1°C”, explicou Laurizio. A tendência desse verão é ter temperaturas mais elevadas que os anos anteriores, com uma superação de um ou dois graus Celsius.

Na Bahia, as regiões central e extremo-oeste da Bahia terão as temperaturas mais elevadas com um aumento de até 3 °C nos termômetros, durante os meses de janeiro e março de 2024. “Se uma cidade tem uma média temperatura  de 33 °C, por exemplo,  esse valor pode passar facilmente nos 35 °C ou 36 °C e, se permanecer por mais de dois ou três dias, pode indicar uma onda de calor no estado”, relatou o meteorologista.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.