Vereador Tito Coelho requer a criação do cargo de Cuidadora Escolar; veja vídeo

 Vereador Tito Coelho requer a criação do cargo de Cuidadora Escolar; veja vídeo

Na sessão ordinária desta quarta-feira (18), o vereador Tito Coelho requereu ao poder executivo que envie para a casa legislativa, um Projeto de Lei visando a criação do cargo de Cuidadora Escolar que dão o suporte para os alunos; público alvo da Educação nas Escolas comuns, que necessitam de atenção especial; com o propósito de oferecer melhor assistência a estes que necessitam de uma Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades /super dotados; fator que a partir de 2015 foi assegurado pela LBI 13.146 (Lei Brasileira de Inclusão).

De acordo com Tito, apesar do direito ser concedido para todos, esses alunos precisam passar por uma avaliação criteriosa que é realizada exclusivamente por profissionais da Educação, oportunizando assim dentro da Legislação, profissionais de apoio para exercer a função de Cuidador Escolar, os quais não precisam ter formação pedagógica pelo fato não terem a responsabilidade no Planejamento Pedagógico que é elaborado pelas Escolas, tendo como atribuição auxiliar os alunos nas atividades em que apresentam dependência em exercer tais como, cuidados pessoais (higiene, locomoção e alimentação), também dando o suporte nas atividades escolares.

“Temos o registro que no ano de 2015, o município de Lauro de Freitas possuía distribuído nas Escolas, cerca de 200 profissionais que tinham uma carga horária de 20 horas semanais, passando posteriormente para 40 horas.

Mediante o exposto e a responsabilidade desses profissionais, faz-se necessário a criação do cargo de Cuidadora Escolar para legalização desses profissionais”, afirmou o vereador.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.