Vereador Tito Coelho solicita a concessão do passe livre para pacientes portadores da doença falciforme. Entenda

 Vereador Tito Coelho solicita a concessão do passe livre para pacientes portadores da doença falciforme. Entenda

Na sessão ordinária desta quarta-feira (04), o vereador Tito Coelho solicitou ao poder executivo através da SETTOP, a concessão do passe livre no sistema de transporte coletivo e alternativo que atendem ao município, para facilitar o acesso dos portadores da doença falciforme a rede de assistência e acompanhamento.

A doença falciforme é genética, proveniente de uma anomalia cromossômica característica predominante nas pessoas de cor preta, essa anomalia traz como consequência a deformação das hemácias, células responsáveis pelo transporte do oxigênio no sangue, no caso dos portadores dessa patologia as hemácias são em forma de foice, tornando-se insuficiente a quantidade de oxigênio necessária para o corpo. Em consequência   os pacientes tem baço aumentado, funções hepáticas alteradas, fortes dores articulares e indisposição acompanhada de fraqueza muscular.

De acordo com o vereador, esses pacientes necessitam de um acompanhamento multidisciplinar constante, composto por uma equipe formada por: Médico Hematologista, Assistente Social, Enfermeira, Nutricionista, Reumatologista e Psicólogo, para melhoria da sua qualidade de vida.

“O município vem oferecendo dentro das suas possibilidades o atendimento e acompanhamento dos portadores da Doença Falciforme, através das Policlínicas, porém devido a vulnerabilidade social que  encontram-se na sua maioria, muitos deles se acham impossibilitados para comparecerem nas consultas e fazerem o acompanhamento pelo fato de não possuírem dinheiro para o transporte. Chegando até abandonar o acompanhamento favorecendo o avanço da doença levando muitas vezes ao óbito”, relatou o vereador.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.