Vice-governador Geraldo Júnior destaca avanço na segurança pública durante anúncios e entrega de equipamentos

O vice-governador Geraldo Júnior afirmou que o pacote de medidas lançado hoje (04), pelo Governo da Bahia, representa um avanço concreto na política de segurança pública, aliando tecnologia, inteligência e presença territorial a ações de cidadania e inclusão.
“Segurança pública não se faz apenas com viaturas ou armamentos, mas com estratégia, formação e cuidado com as pessoas. O que estamos construindo é um novo modelo de atuação integrada, que valoriza os profissionais, protege as famílias e promove a paz nos territórios”, afirmou, ao destacar a realização do II Fórum Internacional de Ciências Policiais e a adesão da Bahia aos projetos nacionais de Câmeras Corporais e de Qualificação do Uso da Força.
Geraldo Júnior participou do anúncio realizado pelo Governador Jerônimo Rodrigues de um novo pacote de medidas estratégicas na área de Segurança Pública. As ações contemplam concursos, convocações, obras estruturantes e novos programas de inteligência e integração, com foco em ampliar a presença do Estado nos territórios e garantir mais proteção aos baianos.
Entre as principais medidas anunciadas estão a realização de novos concursos públicos para a Polícia Civil, com 750 vagas – sendo 500 para investigadores, 150 para escrivães e 100 para delegados – e a convocação de novos oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de 600 policiais da reserva.
O Governo também confirmou a entrada em serviço de 2 mil novos policiais militares com formatura prevista para dezembro, a convocação de 153 policiais penais da segunda turma e o início do curso de formação para outros 267 ainda em novembro.
O conjunto de iniciativas também inclui a entrega de mais 500 novas viaturas até dezembro de 2025, a construção de 66 unidades operacionais das forças policiais e a ampliação em 1.756 vagas no sistema prisional baiano. Entre as próximas ações, o Governo da Bahia vai ampliar o Programa Bahia Pela Paz, transformando 149 escolas em espaços de esporte e cultura nos fins de semana e implantando 24 novos coletivos culturais até 2026
O pacote inclui ainda ações estruturantes, como a construção do novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP) e da nova sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT), além da publicação da portaria que institui o Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência.
